Plenário aprova urgência para projetos da Bancada Feminina
Na sessão plenária desta quinta-feira (10), os deputados aprovaram, por acordo, o regime de urgência para quatro propostas escolhidas pela bancada feminina para serem votadas em Plenário como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Mesmo os partidos de oposição, que estão em obstrução como forma de pressionar pela instalação da comissão que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, apoiaram o acordo ao não pedir novas votações nominais.
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) comemorou a aprovação, mas fez um apelo para que na próxima semana o Plenário aprove um dos projetos que passa a tramitar em regime de urgência – o PL 173/15, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que tipifica o crime de descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). “Precisamos efetivar a Lei Maria da Penha e dar proteção real às mulheres”, disse a deputada.
Outras propostas que passam a tramitar em regime de urgência são:
PL 4330/16, da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), que prevê a divulgação do telefone de combate à violência contra a mulher;
- PL 4409/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que facilita o acesso à cirurgia plástica reparadora das mamas; e
- PL 4073/15, da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que institui 2016 como “Ano para o Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte”.
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker