Parlamentares destacam importância da identificação precoce do câncer de mama

Deputadas e deputados presentes à apresentação da exposição de banners em alusão ao Dia Internacional de combate ao Câncer de Mama foram unânimes ao enfatizar a importância da detecção precoce e do tratamento rápido nos diagnósticos de câncer de mama. Ao final da apresentação, em conjunto com agentes sanitários de saúde que presenciaram o ato, os parlamentares gravaram um vídeo com o slogan “O câncer mata. O câncer não espera”.
20/10/2021 13h50

Foto: Reila Maria - Câmara dos Deputados

Parlamentares destacam importância da identificação precoce do câncer de mama

Parlamentares e agentes de saúde na campanha contra o câncer de mama

Apresentada pela deputada Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada feminina da Câmara, a exposição, instalada no hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, mostra dados e alertas sobre números da doença, tratamento e cuidados preventivos. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa do Congresso Nacional, destinada à conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das diversas formas de câncer que atingem mulheres em todo o País e no mundo, em especial o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras e que atinge 66 mil novos casos por ano.

Prestigiaram a atividade as deputadas Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Soraya Santos (PL-RJ), Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Silvia Cristina (PDT-RO), Luisa Canziani (PTB-PR), Margarete Coelho (PP-PI) e Jaqueline Cassol (PP-RO) e também os deputados Weliton Prado (PROS-MG), Ricardo Silva (PSB-SP), Domingos Sávio (PSDB-MG), Zé Augusto Nalin (DEM-RJ) e Ruy Carneiro (PSDB-PR), além da servidora Maria e da presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários (CONACS), Ilda Angélica Correia.

Ao abrir a exposição “O câncer mata, não espera”, solicitada pela deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher na Câmara, a coordenadora da bancada feminina lembrou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e salvar vidas. “Com a pandemia, os hospitais tiveram que concentrar esforços no tratamento da Covid-19. Isso dificultou o rastreamento, a detecção, o diagnóstico e o tratamento de cânceres e outras doenças crônicas. Com o aumento dos diagnósticos em fase tardia, que restringem as possibilidades de tratamento, este Parlamento precisa garantir a integralidade assistencial aos pacientes, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a aplicação eficiente dos recursos e o efetivo acesso aos procedimentos e fármacos”, alertou Celina.

Experiência compartilhada - Diversas deputadas, assim como a servidora da Câmara, Maria Eliane, deram seus depoimentos pessoais por terem enfrentado o câncer de mama. É o caso das deputadas Margarete Coelho e Silvia Cristina. “O Outubro Rosa é apenas um ponto de interseção das lutas contra o câncer. Precisamos sempre debater este tema, pois sem saúde não há dignidade e o câncer, para as mulheres, não é só uma questão de saúde, mas também de cidadania”, disse Margarete. Da mesma forma, a deputada Silvia Cristina deu seu testemunho na luta contra a doença e defendeu que seja garantido, junto ao Ministério da Saúde, que os exames sejam feitos mais cedo: “O câncer de mama não atinge somente mulheres, muito menos apenas quem tem acima de 50 anos. Conheço muitos casos, como o meu, de pessoas que descobriram a doença aos 30 anos ou menos”, declarou. Os presentes também destacaram a luta e a força da deputada Tereza Nelma, lembrada e citada por enfrentar bravamente a doença e manter firme suas ações legislativas com foco na saúde da mulher e no combate ao câncer.

A deputada Rosângela Gomes, quarta secretária da Câmara, enfatizou que o “câncer é um mal que aflige todas as famílias do País” e destacou a importância do trabalho das deputadas na defesa das pautas femininas. Também a deputada Soraya Santos citou a unidade da bancada feminina e chamou a atenção para o fato de que “as ações do Outubro Rosa não se restringem a iluminar o Congresso, mas, mostram que o Parlamento tem deputadas e deputados comprometidos em fazer valer que os exames sejam realizados em tempo hábil para o diagnóstico e tratamento adequados”.

Orçamento adequado - Carmen Zanotto, que coordena a Frente Parlamentar Mista da Saúde, citou que diversos grupos de trabalho, frentes parlamentares e comissões que estão à frente de debates sobre o câncer e saúde. “Como autora das leis que determinam prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico para que pacientes com câncer iniciem o tratamento pelo SUS e da que determina que os exames no caso de suspeita de câncer devem ser realizados em no máximo 30 dias, não posso deixar de reforçar a importância de um orçamento suficiente. É papel, sim, do Parlamento, cobrar ações e recursos adequados para a prevenção ao câncer dos Poder Executivo, em âmbito federal e também nos estados e municípios”, afirmou.

Todos os deputados que prestigiaram o evento foram unânimes ao destacarem a importância do trabalho das deputadas, da parceria de parlamentares homens com os temas das mulheres e do cumprimento das leis que priorizam o rápido atendimento e tratamento no combate ao câncer.

Todos os deputados que prestigiaram o evento foram unânimes ao destacarem a importância do trabalho das deputadas, da parceria de parlamentares homens com os temas das mulheres e do cumprimento das leis que priorizam o rápido atendimento e tratamento no combate ao câncer. “É importante o equilíbrio de ações de parlamentares homens e mulheres guerreiras para fazer as leis saírem do papel e garantirem às mulheres o direito, por exemplo, à reconstrução mamária, sem ter que brigar na justiça por isso”, salientou o deputado Weliton Prado.

A exposição integra as atividades da campanha Outubro Rosa, iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal, com organização da Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; das Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também das Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF). Pelo Senado, participam a Procuradoria Especial da Mulher, Diretoria Geral e Liga do Bem.

 

Leia também na Agência Câmara Notícias: Parlamentares destacam importância da identificação precoce do câncer de mama

 

20/10/2021 - Ascom - Secretaria da Mulher