Outubro é mês de conscientização contra o câncer de mama
Os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ficaram cor de rosa esta semana. A iluminação especial faz parte das ações do Outubro Rosa no Congresso, com programação temática para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que, no Brasil, foram mais de 500 mil novos casos de câncer entre 2014 e 2015. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012, foram 8,2 milhões de mortes ocasionadas pela doença.
Para deputada federal Jandira Feghali, os serviços de combate ao câncer, como o de mama, avançaram nos últimos anos, mas precisam ir além: “Ainda temos muito que trilhar, mas conseguimos dar o passo mais importante, que é garantir por lei a cirurgia reparadora para essas mulheres que já sofreram tanto com a doença. É inconcebível aceitar que alguém encare a reparação mamária como uma questão meramente estética. A dignidade corporal é o saber-se por inteiro”, enfatiza a deputada, autora da Lei que obriga os planos de saúde a custearem a reparação mamária para mulheres vítimas de câncer.
Ascom