Nota de Solidariedade à deputada Célia Xakriabá

11/04/2025 17h25

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da Bancada Feminina, vem a público se solidarizar com a deputada federal Célia Xakriabá e repudiar os atos de violência policial sofridos por ela durante uma manifestação pacífica de grupos indígenas na noite da última quinta-feira, 10 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A agressão contra uma representante eleita pelo povo, que luta por direitos fundamentais e justiça social, é um ataque não apenas a ela, mas a toda a democracia brasileira e aos povos originários deste país.

Em solidariedade à deputada Célia Xakriabá, voz incansável na defesa dos direitos indígenas, do meio ambiente e da igualdade de gênero, e a todos os povos indígenas que resistem diariamente, reafirmamos nosso compromisso com a luta por um Estado que respeite os direitos humanos, a liberdade de expressão e a dignidade dos povos tradicionais.

 

Brasília, 11 de abril de 2025.

 

                                                        Deputada Benedita da Silva                                                          Coordenadora-Geral da Bancada Feminina