Nota de Repúdio pelos ataques racistas sofrido pela Dep. Benedita da Silva

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados manifesta seu repúdio à fala racista e preconceituosa sofrida pela Deputada Federal Benedita da Silva, feita pela Deputada Federal Carla Zambelli, em vídeos publicados durante o Encontro do PW20, em Maceió, que reúne parlamentares mulheres de vários países.
03/07/2024 12h55

A  Secretaria da Mulher, em nome das Deputadas que assinam esta nota, manifesta seu repúdio à fala racista e preconceituosa sofrida pela Deputada Federal Benedita da Silva, feita pela Deputada Federal Carla Zambelli, em vídeo publicado no seu perfil do Instagram em 01/07/2024. O vídeo foi gravado durante o Encontro do PW20, em Maceió, que reúne parlamentares mulheres de vários países.

Mais uma vez o racismo e o preconceito imperam na fala de uma pessoa que não consegue vislumbrar a magnitude da pessoa pública da deputada Benedita da Silva, que aos seus 82 anos de vida é a atual Coordenadora da Bancada Feminina eleita por suas pares, tem uma vida pública ilibada e digna das mais altas homenagens, recebidas por ela cotidianamente.

A fala da deputada Carla Zambelli chamando a deputada Benedita de "Xica da Silva" - personagem histórica, também conhecida como Chica da Silva, que foi escravizada e posteriormente alforriada e cuja história já foi narrada em livros e em telenovela - é considerada racista por Benedita da Silva ser uma mulher negra. A comparação com a personagem pode ser usada de forma pejorativa, para desqualificar sua identidade racial e, especialmente, sua história política de luta pelos direitos das mulheres.

Ao chamar Benedita de Xica da Silva, a referida parlamentar não tece uma fala elogiosa à nobre parlamentar Benedita, mas utiliza de ironia, deboche e escárnio para desqualificar a Coordenadora da Bancada Feminina apenas por discordar de regras para participação parlamentar no evento P20W. Regras essas, aliás, que foram amplamente divulgadas pela equipe de organização do encontro com dias de antecedência.

O combate à violência política de gênero e de raça é um dos pilares morais para o exercício da democracia e da cidadania. Encaminharemos para as providências pertinentes para que atitudes como esta, demonstrativas de racismo e agressividade, não fiquem impunes e contaminem o bom ambiente de diálogo e transparência construído ao longo de décadas pelas mulheres parlamentares da Câmara dos Deputados.

 

Assinam esta nota as deputadas:

Ana Paula Lima

Ana Pimentel

Camila Jara

Carla Ayres

Carol Dartora

Célia Xakriabá

Daiana dos Santos

Dandara

Delegada Adriana Accorsi

Delegada Katarina

Denise Pessôa

Dilvanda Faro

Fernanda Melchionna

Gisela Simona

Gleisi Hoffmann

Helena Lima

Iza Arruda

Jack Rocha

Laura Carneiro

Professora Luciene Cavalcante

Reginete Bispo

Rosângela Reis

Sâmia Bomfim

Soraya Santos

Yandra Moura