Nota de repúdio, apoio e solidariedade

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados vem a público repudiar veementemente o brutal homicídio contra a pré-candidata a vereadora Sandra Silva, filiada ao Partido Socialista Brasileiro-PSB, mais conhecida como Tia Sandra, encontrada morta dentro do Rio Roncador, no Município de Magé, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
09/09/2020 00h00

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados vem a público repudiar veementemente o brutal homicídio contra a pré-candidata a vereadora Sandra Silva, filiada ao Partido Socialista Brasileiro - PSB, mais conhecida como Tia Sandra, encontrada morta dentro do Rio Roncador, no Município de Magé, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.

De acordo com informações da imprensa, a principal suspeita é que o crime esteja ligado à política, sendo um assassinado planejado. Notícias veiculadas na imprensa apontam que são frequentes os assassinatos políticos nessa região.

Pesquisa recente divulgada pela UNIRIO, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, revela que a violência contra políticos já está presente muito antes da posse. Entre 1998 e 2016, foram 79 mortes de candidatos em campanha, uma média de 16 assassinatos por período eleitoral, sendo o Estado do Rio de Janeiro a unidade da Federação que concentra o maior número de homicídios por violência política eleitoral.

De modo que não há justificativa para que o poder público local demore a tomar providências para investigar com o máximo rigor esse homicídio contra uma cidadã que teve o exercício de sua liberdade de expressão política usurpado da pior maneira possível, ou seja, com a perda da vida, que é o bem maior que todos temos.

A Secretaria da Mulher manifesta a sua solidariedade à família da pré-candidata a vereadora, Sandra Silva e repudia e rechaça todo tipo de violência contra as mulheres e a quaisquer cidadãos que desejem disputar a arena política democraticamente.

Neste sentido, a Secretaria da Mulher reforça sua posição em defesa dos avanços alcançados por meio de políticas públicas de proteção para as mulheres e afirma que não poupará esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.

Brasília, 09 de setembro de 2020.

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados