Secretaria da Mulher emite nota de repúdio por ofensas contra a senadora Simone Tebet

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, como órgãos políticos e institucionais que atuam em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as ofensas e a forma totalmente desrespeitosa pela qual a Senadora Simone Tebet, coordenadora da bancada feminina do Senado Federal, foi tratada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Pandemia, nesta terça-feira (21/09).
22/09/2021 10h10

Divulgação

Secretaria da Mulher emite nota de repúdio por ofensas contra a senadora Simone Tebet

Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO

 

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, como órgãos políticos e institucionais que atuam em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as ofensas e a forma totalmente desrespeitosa pela qual a Senadora Simone Tebet, coordenadora da bancada feminina do Senado Federal, foi tratada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Pandemia, nesta terça-feira (21/09). Além de ter sido agressivo com os demais Senadores do Colegiado, o ministro destratou a Senadora e sua atitude provocou reação imediata dos parlamentares, que cobraram respeito do ministro e até o chamaram de “machista”.

O tumulto chegou a causar a suspensão da sessão. A bancada feminina manifesta total apoio e solidariedade à Senadora Simone Tebet (MDB-MS) e não aceita quaisquer formas de violência contra as mulheres. Destacamos que toda ação e atuação desta Secretaria não perpassa qualquer ideologia política e, assim como à Senadora Simone Tebet, em outras ocasiões manifestamos igualmente nossa solidariedade.

Como exemplo, o caso mais recente ocorreu contra a deputada Vivi Reis (PSOL-PA), que teve seu escritório político invadido e depredado este mês.

Também repudiamos violência sofrida pela vereadora goiana Lucíula do Recanto (PSD), em ato de violência política de gênero e incitação ao crime de ameaça de morte praticado pelo deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota), em agosto último.

Da mesma forma, foi feita manifestação em Plenário no mês de junho, a favor e na defesa da deputada federal Luisa Canziani (PTB-PR), acusada por parlamentares de utilizar um microfone durante gravação de um programa de televisão para gravar conversas não autorizadas.

Esta Secretaria também se manifestou contra a violência política sofrida pela então secretária Especial de Cultura do governo federal, a atriz Regina Duarte, em fevereiro de 2020.

Estes são apenas alguns dos inúmeros casos de violência que tantas mulheres parlamentares, mulheres públicas e até chefes do Executivo, como foi o caso envolvendo a prefeita do município de Cachoeira na Bahia, têm sofrido, e para os quais esta Secretaria precisou se manifestar publicamente.

É notório o crescimento dos atos de violência política contra as mulheres. Nesse sentido, a Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Câmara se manifesta, representando toda a bancada feminina, e, juntamente com a Procuradoria da Mulher, ambas não deixarão de se manifestar em nenhuma ocasião em que as mulheres forem desrespeitadas, e sempre envidará todos os esforços para cobrar as providências legais cabíveis dos órgãos responsáveis.

 

Secretaria da Mulher

Brasília, 21 de setembro de 2021