Nota de Repúdio
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da Bancada Feminina, vem a público, em solidariedade à nutricionista Betina Grusiecki, de 28 anos, repudiar veementemente os atos de violência doméstica, lesão corporal, injúria e ameaça, previsto no Código Penal (art. 147), praticados pelo Deputado Federal Delegado da Cunha, em vídeo exibido pelo “Fantástico”, da TV Globo, neste domingo (17).
No vídeo exibido pelo programa "Fantástico", da TV Globo, neste domingo (17), é possível ouvir o deputado federal da Cunha fazer graves ameaças contra a vida da nutricionista Betina Grusiecki: “Eu vou te matar. Vou te encher a tua cara de tiro”. No vídeo ainda é possível ouvir o som de batidas seguidas, o que, segundo a vítima, confirmaria seu relato de que o agressor teria batido sua cabeça repetidamente contra a parede do banheiro, momento em que teria desmaiado.
A gravação faz parte do acervo probatório do inquérito criminal contra o deputado federal. Em outubro de 2023, o parlamentar virou réu em ação de violência doméstica. Essa não é a primeira vez que o parlamentar foi denunciado por agressão contra uma mulher. Em 2016, sua ex-mulher registrou um boletim de ocorrência relatando que o delegado havia a ameaçado de morte.
Diante dessas considerações, repudiamos com veemência os danos físicos e psíquicos sofridos em contexto de violência doméstica e familiar por Betina Grusieck, em contraponto à Lei Maria da Penha, criada para prevenir e combater a violência doméstica e familiar, garantir punição com mais rigor aos agressores e proteger as mulheres agredidas.
Solicitamos que esse caso seja apurado de forma exemplar, a fim de assegurar que a nutricionista Betina Grusiecki possa exercer seu direito constitucional de ir e vir e de poder estar em segurança em casa, sem ser submetida à situação de violência.
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados registra seu apoio e solidariedade à Betina Grusiecki e deixa consignado nesta nota que jamais deixará de se pronunciar diante de tais atos, nem poupar esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que buscam ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.
Brasília, 18 de março de 2024.
DEPUTADA BENEDITA DA SILVA DEPUTADA SORAYA SANTOS
Coordenadora dos Direitos da Mulher Procuradora da Mulher
DEPUTADA YANDRA MOURA
Coordenadora-Geral do Observatório
Nacional da Mulher na Política
Assinaturas:
Dep. Benedita da Silva (PT - RJ), Coordenadora dos Direitos da Mulher
Dep. Soraya Santos (PL - RJ), Procuradora da Mulher
Dep. Yandra Moura (UNIÃO - SE), Coordenadora-Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política
Dep. Alessandra Haber (MDB - PA)
Dep. Ana Paula Lima (PT - SC)
Dep. Daiana Santos (PCdoB - RS)
Dep. Delegada Katarina (PSD - SE)
Dep. Denise Pessôa (PT - RS)
Dep. Ely Santos (REPUBLICANOS - SP)
Dep. Franciane Bayer (REPUBLICANOS - RS)
Dep. Gisela Simona (UNIÃO - MT)
Dep. Iza Arruda (MDB - PE)
Dep. Jack Rocha (PT - ES)
Dep. Jack Rocha (PT - ES)
Dep. Jandira Feghali (PCdoB - RJ)
Dep. Laura Carneiro (PSD - RJ)
Dep. Lêda Borges (PSDB - GO)
Dep. Maria Arraes (SOLIDARIEDADE - PE)
Dep. Maria Rosas (REPUBLICANOS - SP)
Dep. Nely Aquino (PODE - MG)
Dep. Rogéria Santos (REPUBLICANOS - BA)
Dep. Silvye Alves (UNIÃO - GO)
Dep. Tabata Amaral (PSB - SP)