Maria do Rosário é eleita para segunda Secretaria da Câmara
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita 2ª secretária da Câmara dos Deputados e afirma que pretende aprofundar o diálogo da Câmara com a sociedade civil em prol da democracia. A 2ª Secretaria é responsável por programas como o estágio-visita e as relações internacionais da Casa. “Todo esse contato com a sociedade civil passa pela 2ª Secretaria, e pretendo ser bastante atuante para valorizar os mandatos dos colegas. Queremos que os mandatos sejam fortes”, disse.
Ela afirmou que a Mesa Diretora deve se mobilizar em prol da pacificação da democracia. “A Câmara dos Deputados deve simbolizar para o Brasil a pacificação. A eleição terminou e agora temos de colocar adiante os projetos dos parlamentares e do Executivo com muito diálogo e dedicação”, colocou.
Única mulher na Mesa Diretora, Maria do Rosário destacou a ampliação da bancada feminina – de 77 deputadas em 2019 para 91 em 2023. “Nessa legislatura, estamos com uma força incrível e ser a única mulher na Mesa Diretora é uma responsabilidade ainda maior”, afirmou.
Perfil - Maria do Rosário é professora, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Educação. Foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos durante o governo da Presidente da República Dilma Rousseff. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, foi eleita em 1992 vereadora da capital gaúcha, a mais jovem parlamentar até aquele momento, reeleita em 1996, como a mais votada da história de Porto Alegre. Foi também deputada estadual. Começou a militância política no movimento estudantil secundarista, em Porto Alegre (RS), e foi como professora da rede pública municipal e estadual que obteve notoriedade no movimento sindical. Está em seu sexto mandato na Câmara Federal.
Eleição da Mesa Diretora - Com 464 votos, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reconduzido para mais um mandato no biênio 2023-2024. Os deputados elegeram ainda os demais membros da Mesa Diretora: 1º e 2º vices, 1º a 4º secretários e quatro suplências. Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Ele obteve a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara, considerados os registros dos últimos 50 anos.
Para os demais cargos, foram eleitos os seguintes deputados:
- 1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP);
- 2ª Vice-Presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE);
- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS);
- 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI);
- 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO).
Na suplência ficaram os deputados: - Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).
Ascom - Secretaria da Mulher, com Agência Câmara de Notícias