Lei regulamenta a prática da telessaúde em todo o País

Com origem em projeto da deputada Adriana Ventura, legislação garante ao profissional liberdade e independência de decidir sobre a utilização ou não da telessaúde.
28/12/2022 14h20

Foto: Marcelo Casal Jr. - Agência Brasil

Lei regulamenta a prática da telessaúde em todo o País

Telessaúde é a prestação de serviços à distância por meio de tecnologias da comunicação

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.510/2022, que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28/12).

Ao revogar a Lei 13.989/2020, que permitiu a telemedicina na pandemia de Covid-19, a norma sancionada abrange todas as profissões da saúde regulamentadas. Pelo texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde à distância por meio de tecnologias da informação e da comunicação.

De autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e outros deputados, o Projeto de Lei 1998/2020 foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), que ampliou o texto original, antes restrito a médicos (telemedicina).

O Senado ofereceu sugestões de mudanças, mas a única alteração acatada pelo Plenário da Câmara dos Deputados, em dezembro, inclui no Estatuto da Pessoa com Deficiência nova competência para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com isso, o SUS deverá desenvolver ações para a prevenção de deficiências por causas evitáveis por meio do aprimoramento do atendimento neonatal, com oferta de ações e serviços de prevenção de danos cerebrais e sequelas neurológicas em recém-nascidos, inclusive por telessaúde.

 

Leia também na Agência Senado Notícias: Lei autoriza telessaúde com autonomia para profissionais e consentimento de pacientes

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias