Jandira debate com secretário Beltrame a epidemia de Zika em grávidas e ações do Governo
O encontro ocorreu junto de parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O grupo ouviu orientações do gestor e debateu formas de prevenção e de ação bilateral Parlamento-Governo Federal: “Estamos montando estruturas no SUS que façam o devido atendimento das crianças que desenvolveram microcefalia durante a gestação. Há uma preparação humanizada dos funcionários para o acolhimento da família e do recém-nascido. É preciso acarinhá-los durante esse processo e garantir todo o atendimento especializado (como a estimulação precoce)”, explicou Beltrame.
Ainda segundo o secretário, o Governo tomou medidas para conter a epidemia de Zika e poder avaliar exatamente o desenvolvimento da microcefalia derivada do vírus contraído: “Nós tomamos a medida de reduzir para 32 centímetros o perímetro da cabeça para o limite do não-diagnóstico de microcefalia, pois havia muita suspeita e a regra internacional é de 32 cm. Em Pernambuco, por exemplo, há uma centena de casos em que não há microcefalia nas crianças”, registra o gestor.
Para Jandira, é importante que o Governo invista na comunicação pública para combater a desinformação: “É urgente que a SECOM utilize de campanhas publicitárias para informar e reduzir os boatos que se espalham e confundem. A Grande Mídia nem sempre cumpre papel de informar com exatidão. Difunde mentiras, muitas das vezes, no anseio de vender”, defende a comunista.
Veja fala de Jandira:
https://www.facebook.com/sigajandira2/videos/1131486826885978/