Iracema é nomeada 1ª Vice Presidente Nacional do Movimento Mulher Progressista
A ampliação da presença das mulheres na vida pública do Brasil é uma das prioridades do Partido Progressista. Na última reunião da Executiva Nacional do PP, realizada em junho deste ano, foi criada uma Comissão, sob a presidência da deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), para apresentar ações e projetos destinados ao fortalecimento da participação feminina nos quadros do partido. A iniciativa está em sintonia com as mudanças proporcionadas pela Lei de Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a forma de administrar os recursos destinados a esse movimento.
A medida também está de acordo com os dispositivos da Lei 12.034/09, determinando que sejam aplicados 5% do Fundo Partidário ao desenvolvimento e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres, dando-lhes autonomia administrativa e financeira.
Os Diretórios Estaduais serão obrigados a reservar 5% do valor das cotas do Fundo Partidário a eles destinados, com a obrigação expressa de constar na sua prestação de contas o total dos recursos expendidos em favor de programas da participação feminina. O Partido Progressista vem trabalhando para atrair novas lideranças e aumentar a presença feminina na política, lançando as bases para ampliar essa participação já nas próximas eleições municipais.
Para a deputada federal Iracema Portella (PP-PI), as discussões da reforma política sobre a participação da mulher podem abrir espaço para que se avance nesse caminho. "Precisamos aproveitar que o assunto está em pauta para fortalecer a nossa batalha para garantir que cada vez mais mulheres participem da vida pública do País, dando sua contribuição para o aprimoramento das instituições e da democracia", afirma Iracema.
"A mulher tem um jeito diferente de tratar a política porque costuma pensar primeiro nos outros e depois em si. Quando ela assume um cargo, são claros os avanços sociais, para as famílias e para a coletividade", defende a parlamentar, acrescentando que o PP trabalha para incentivar as mulheres do Piauí a fazerem a boa política, aquela que tem como o objetivo o desenvolvimento do Estado.
Iracema frisou que é hora de mudar a realidade da sub-representação das mulheres na política. “Os espaços importantes de poder estão aí para serem conquistados. Com dedicação e trabalho, podemos chegar a eles”, acredita Iracema Portella. A composição da nova Comissão Nacional, que gerenciará o Movimento Mulher Progressista, ficou da seguinte forma: Presidente Nacional, deputada Conceição Sampaio; 1ª Vice-Presidente, deputada Iracema Portella; 2ª Vice-Presidente, Maria Elizabeth Pelegrini Tiscoski; Secretária-Geral, Ellen Caroline C. Konrad; 1ª Secretária, Vilmair Moreira dos Santos; 2ª Secretária, Ruceli Paulo Camacho.
Ascom