Governo do Paraná fortalece ações de enfrentamento à violência contra a mulher
O Governo do Paraná criou esta semana um grupo de trabalho composto por integrantes da secretaria de Estado da Segurança Pública e do Poder Judiciário, para trabalhar na melhoria das ações de prevenção, investigação e processos que envolvam violência contra a mulher. A integração com outros órgãos é uma das metas previstas no Programa Paraná Seguro.
O grupo ficará encarregado de pôr em prática uma série de medidas que foram levantadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher. Entre elas está a mudança de endereço da delegacia especializada de Curitiba e o andamento dos inquéritos para investigar casos de violência doméstica e de violência seletiva contra as mulheres.
"Temos um projeto específico para Curitiba e para o interior do Estado no que diz respeito a esta questão, de proximidade dos serviços ofertados entre a Segurança, o Judiciário e o Ministério Público do Paraná, além da consolidação de novas Delegacias da Mulher pelo Paraná", disse o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
Uma das primeiras ações será a realização de uma operação para cumprir 106 mandados de prisão em aberto contra suspeitos de violência contra a mulher. Está em estudo também a mudança de local da delegacia especializada na capital para se tornar mais acessível a mulheres vítimas de crimes.