Frente Parlamentar promove Fórum de Judicialização em Oncologia
Frente Parlamentar promove Fórum de Judicialização em Oncologia
Nesta quinta-feira (22), a Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Enfrentamento do Câncer e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promovem a primeira edição do Fórum de Judicialização em Oncologia. O evento ocorre das 8h às 13h, no Auditório Freitas Nobre, e faz parte da programação do Outubro Rosa, promovido pelo Congresso Nacional.
Durante o evento, serão discutidas soluções que garantam o acesso rápido dos pacientes com câncer ao tratamento de saúde. De acordo com especialistas, o acesso tem sido dificultado devido à evolução nos custos da assistência oncológica e a expectativa da população quanto a novos medicamentos e técnicas que acabam onerando os serviços públicos e os planos de saúde.
Para a Presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Enfrentamento do Câncer, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), a justiça já é um dos maiores caminhos de acesso da população ao tratamento de câncer. “As demandas judiciais são crescentes e têm se tornado a segunda porta de acesso ao sistema de saúde. Por isso, precisamos debater a revisão de protocolos e propor formas de garantir acesso rápido a diferentes tipos de tratamento, que são fundamentais para a vida desses pacientes”.
Participam dos debates representantes do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde; do Núcleo de Advocacy do Instituto Oncoguia; do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; da instituiçãoEvidências Credibilidade Científica; da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais; da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e da Associação Médica Brasileira.
Serviço:
Fórum de Judicialização da Oncologia
22/10/2015 - 8h às 13h
Auditório Freitas Nobre – Anexo IV – Câmara dos Deputados
Realização: Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados