Foco da bancada feminina é aumentar a autonomia financeira das mulheres

Coordenadora da bancada feminina destaca prioridade para projetos que tenham consenso e importância de incentivar a participação de mulheres na política.
08/03/2023 10h05

Foto: Pablo Valadares - Câmara dos Deputados

Foco da bancada feminina é aumentar a autonomia financeira das mulheres

Deputada Luisa Canziani, coordenadora da bancada feminina da Câmara

A bancada feminina da Câmara dos Deputados, coordenada pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR), estabeleceu entre suas prioridades a apresentação de projetos e discussões que valorizem a independência financeira das mulheres, por meio da igualdade salarial com os homens, programas de empreendedorismo e nas áreas de ciência e tecnologia. A parlamentar ressalta que a autonomia econômica é mais um fator que diminui a exposição das mulheres à violência.

Luísa Canziani também aponta que as propostas em debate também devem buscar preparar as mulheres para a nova dinâmica e as inovações que exigem novas habilidades.

Nas eleições de outubro de 2022, 91 parlamentares foram eleitas para a Câmara, o que representa um percentual de 18% do total de cadeiras. A coordenadora da bancada observa que, mesmo estando abaixo da representação necessária, o número de deputadas se reflete diretamente na qualidade da política. Ela também lamenta que o interesse demonstrado pelas mulheres pela política, identificado em pesquisas, muitas vezes é freado por preconceito nos partidos e nas estruturas de poder.

Por isso, a congressista ressalta a importância da criação de instâncias como as Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais, para fomentar a participação das mulheres nas administrações municipais.

 

Confira a reportagem da Rádio Câmara