Exposição Simplesmente Amor mostra histórias de mulheres que enfrentam o câncer de mama

A campanha Outubro Rosa da Câmara dos Deputados e Senado Federal apresenta a exposição "Simplesmente Amor", com fotos e histórias de oito mulheres que enfrentaram o câncer de mama, que integram a Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar).
27/10/2021 14h40

Divulgação Associação Recomeçar

Exposição Simplesmente Amor mostra histórias de mulheres que enfrentam o câncer de mama

Joana Jequer, curadora e participante da mostra

Como parte das ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção, dos cuidados e do diagnóstico precoce para os diversos tipos de câncer nas mulheres, a Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), que atua junto às mulheres que teve tiveram câncer de mama, apresenta a exposição "Simplesmente Amor". A instituição também promoveu projeção de frases no prédio do Congresso Nacional, para alertar sobre a importância do auto cuidado e de exames de rastreamento do câncer de mama. O projeto integra as atividades promovidas pela Câmara e pelo Senado Federal.

 

A mostra apresenta fotos de oito mulheres - Joana Jeker (curadora da mostra), Maria do Socorro Botelho, Cintia Cerqueira, Claudinha Moraes, Shiela Machado, Jussara Alves, Joelma Carlos da Silva e Sonia Cristina - , com suas histórias sobre como e quando descobriram o câncer e os diversos tipos de tratamento.

A fotógrafa Luciana Ferry retrata de forma singela a expressão de luta dessas mulheres, que tiveram em comum o diagnóstico de câncer de mama e que conseguiram reconstruir a autoconfiança, autoestima e força para viver. A abordagem da exposição procura promover o autoabraço, o autocuidado e o amor próprio.  

 

Montada no hall de entrada do Senado e da Câmara, no edifício principal do Congresso Nacional, a exposição também pode ser vista pela internet, neste link

 

Pela Câmara dos Deputados, participam da Campanha Outubro Rosa a Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também as Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF), em parceria com o Senado Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Liga do Bem.

 

Leia também no portal Senado Notícias: Simplesmente Amor conclama as mulheres ao autocuidado

 

28/10/2021 - Ascom - Secretaria da Mulher