Exposição na Câmara apresenta trajetória de conquistas das mulheres
A Secretaria da Mulher e o Centro Cultural da Câmara dos Deputados apresentam, durante o mês de março, a exposição “Mulheres: histórias e conquistas”, que tem por objetivo mostrar os avanços e conquistas das mulheres desde a luta por direitos no final do século XX, passando pela conquista do direito ao voto (1932), a eleição da primeira deputada (Carlota Pereira de Queirós. 1933), a chamada “bancada do batom” durante a Constituinte, até os dias atuais quando as mulheres alcançaram o recorde de 91 deputadas federais eleitas para a atual legislatura.
A abertura da exposição será feita na próxima terça-feira (14/03), às 13h30, no Hall da Taquigrafia do Anexo II da Câmara, que integra as atividades da campanha “Março Mulher”, realizada anualmente para celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, debater e conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero.
Nas duas paredes do corredor Tereza de Benguela, é possível conhecer um pouco sobre os movimentos de mulheres antes e depois da Constituinte, passando pelas primeiras mobilizações da bancada feminina na Câmara, na década de 1990, até a criação da Procuradoria a Mulher, em 2009, e a Secretaria da Mulher, em 2013, órgão regimental que reuniu a Procuradoria e a Coordenação dos Direitos da Mulher.
“Na exposição, buscamos mostrar desde a luta pelo direito a estudar até o voto, por meio de uma linha do tempo que apresenta a evolução dos movimentos de mulheres até chegar à criação da Procuradoria e da Secretaria da Mulher, que completa agora 10 anos. É importante mostrar os avanços que as mulheres conquistaram ao longo das últimas décadas”, afirma a procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP).
Já a coordenadora da bancada feminina, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), lembra a importância de “apresentar a todos que transitam na Câmara as realizações e resultados do trabalho das deputadas para a sociedade brasileira, mostrando as lutas das mulheres por seus direitos”.
A exposição tem curadoria da assessora técnica Iara Cordeiro, que atua na Secretaria a Mulher desde seu início, e pode ser visitada até o dia 24 de janeiro no corredor Tereza de Benguela, localizado no Anexo II da Câmara que dá acesso ao Plenário).
As ações da campanha Março Mulher são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, além de outros parceiros institucionais externos. As atividades da campanha podem ser conferidas aqui.
09/03/2023 - Ascom - Secretaria da Mulher