Exposição de banners apresenta informações sobre câncer de mama

A data de 19 de outubro marca as celebrações mundiais do Dia Internacional de combate ao Câncer de Mama. Por isso, da programação da campanha Outubro Rosa consta exposição de banners, instalada no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, com informações e alertar sobre números da doença, tratamento e cuidados preventivos. Às 19 horas, também haverá projeção no prédio do Congresso Nacional, em alusão à data.
18/10/2021 15h33

Divulgação

Exposição de banners apresenta informações sobre câncer de mama

Montagem da exposição

A data de 19 de outubro marca as celebrações mundiais do Dia Internacional de combate ao Câncer de Mama. Por isso, o Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados recebe exposição de banners com informações e alertas sobre números da doença, tratamento e cuidados preventivos. Nesta terça (19/10), às 19 horas, também haverá projeção no prédio do Congresso Nacional, em alusão à data. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, destinada à conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das diversas formas de câncer que atingem mulheres em todo o País e no mundo.

Frases como “O câncer mata, não espera” alertam que o câncer de mama no Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e que 66 mil novos casos são estimados por ano. Um em cada quatro tipos de câncer entre mulheres é de mama. Desde 2014, foram registrados mais de 75 mil procedimentos de mastectomia e mais de 10 mil (13%) de reconstrução mamária (pós-mastectomia).

Os indicadores mostram que o câncer de mama tem maior incidência em mulheres acima dos 50 anos de idade e que mais de 18 mil perderam a vida para a doença somente em 2019. Com o diagnóstico precoce e tratamento, em 95% dos casos é possível obter a cura. A exposição também alerta para a importância do autoexame como primeiro passo de prevenção, e que deve ser feito aproximadamente uma semana após a menstruação.

A exposição integra as atividades da campanha Outubro Rosa, iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Participam a Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também as Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF). Pelo Senado, participam a Procuradoria Especial da Mulher, Diretoria Geral e Liga do Bem.

 

18/10/2021 - Ascom - Secretaria da Mulher