Exposição de banners apresenta informações sobre câncer de mama
A data de 19 de outubro marca as celebrações mundiais do Dia Internacional de combate ao Câncer de Mama. Por isso, o Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados recebe exposição de banners com informações e alertas sobre números da doença, tratamento e cuidados preventivos. Nesta terça (19/10), às 19 horas, também haverá projeção no prédio do Congresso Nacional, em alusão à data. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, destinada à conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das diversas formas de câncer que atingem mulheres em todo o País e no mundo.
Frases como “O câncer mata, não espera” alertam que o câncer de mama no Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e que 66 mil novos casos são estimados por ano. Um em cada quatro tipos de câncer entre mulheres é de mama. Desde 2014, foram registrados mais de 75 mil procedimentos de mastectomia e mais de 10 mil (13%) de reconstrução mamária (pós-mastectomia).
Os indicadores mostram que o câncer de mama tem maior incidência em mulheres acima dos 50 anos de idade e que mais de 18 mil perderam a vida para a doença somente em 2019. Com o diagnóstico precoce e tratamento, em 95% dos casos é possível obter a cura. A exposição também alerta para a importância do autoexame como primeiro passo de prevenção, e que deve ser feito aproximadamente uma semana após a menstruação.
A exposição integra as atividades da campanha Outubro Rosa, iniciativa conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Participam a Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também as Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF). Pelo Senado, participam a Procuradoria Especial da Mulher, Diretoria Geral e Liga do Bem.
18/10/2021 - Ascom - Secretaria da Mulher