Deputadas participam de Seminário "Elas querem igualdade nos espaços de poder"

Secretaria da Mulher promoveu nesta quarta-feira (20) evento para discutir a paridade de gênero nos espaços de poder, no contexto da Campanha "Março Mulher 2024"
21/03/2024 16h55

Deputadas participam de Seminário "Elas querem igualdade nos espaços de poder"

Participação das deputadas no seminário

O Seminário "Elas Querem Igualdade Nos Espaços de Poder", realizado nesta quarta (20) em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, lotou o Plenário 2 da Câmara dos Deputados. As mesas foram compostas por autoridades e grandes nomes do mundo corporativo, como a vice-governadora do estado de Pernambuco, Priscila Krause, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, e as empresárias Luiza Helena Trajano e Janete Vaz.

O evento contou com a presença das deputadas: Benedita da Silva (PT/RJ), Coordenadora da Bancada Feminina; Soraya Santos (PL/RJ), Procuradora da Mulher; Maria do Rosário (PT/RS), 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara; e Ana Pimentel (PT/MG), recém-eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, entre outras.

Também participaram juízas, pesquisadoras, representantes da sociedade civil e a embaixadora Irene Vida Gala, presidente da Associação das Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB), a qual reforçou a necessidade de ampliação da representatividade feminina nos espaços de poder não só no Brasil, como também na esfera internacional.

A 2ª Secretária da Mesa da Câmara, deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), ressaltou que, apesar de as mulheres serem 52% da população brasileira, na Câmara somam apenas 17%. Assim afirmou: “Nossa voz não é ouvida com a intensidade, o volume e o número de mulheres que devemos ser. Quando a gente escuta grandes empresárias do Brasil e mulheres que são empreendedoras ou participantes desde as periferias, desde o campo, da cidade, de movimentos, e todas se unem, isso passa a ser possível".

A Coordenadora da Bancada Feminina, deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), além de destacar o quão positivo é unir o Grupo “Mulheres do Brasil” com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, defendeu: “se nós continuarmos fazendo esse trabalho, de discutir na ONU, na OEA, o mundo vai se apossar disso, e nós vamos ter dias melhores para nós mulheres".

A Procuradora da Mulher, deputada federal Soraya Santos (PL/RJ), abordou a importância do evento na Câmara, que é, segundo ela, o “ouvido da sociedade”. Também comemorou: “Isso que está acontecendo hoje são mulheres falando para o parlamento, na casa do povo, que não vão se conformar enquanto não tivermos mais mulheres em todos os espaços de poder, mas em especial no parlamento”.

Ela lembrou que nós elegemos na última legislatura mais mulheres do que jamais houve no parlamento, fruto de um esforço constante de conscientização feito por mulheres na luta por mais mulheres nos espaços de decisão. Ressaltou, portanto, que "quando a sociedade começa a acordar para a importância da mulher na mudança da política pública, que ela perceber que é de fundamental importância em todos os setores agregar esse valor, nós vamos ter uma transformação de país". 

A ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), brindou o esforço conjunto, e falou sobre a necessidade de "fortalecer umas às outras porque só assim a gente vai conseguir caminhar junto".

Luiza Helena Trajano elogiou o trabalho da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, e apresentou a Campanha “Pula pra 50” do Grupo Mulheres do Brasil, em prol da paridade de 50% da representação feminina nos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

 Acesse o vídeo do seminário na íntegra aqui.