Deputadas participam de reunião na Embaixada do Reino Unido para discutir violência política

Parlamentares da Coordenação da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher articulam ida para Londres no próximo mês
17/05/2024 16h15

Deputadas participam de reunião na Embaixada do Reino Unido para discutir violência política

Deputadas ao lado da embaixadora Stephanie Al-Qaq e do ministro David Rutley

Na útima terça (14/05), a Embaixada do Reino Unido promoveu um encontro do Ministro para Américas, Caribe e Territórios Ultramarinos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, David Rutley, e a embaixadora, Stephanie Al-Qaq, com parlamentares da Bancada Feminina na Residência Oficial do Reino Unido.

A visita do ministro a Brasília aconteceu entre os dias 13 e 14 de março e, entre outras agendas, contou com trocas acerca do tema da violência política contra as mulheres junto à Coordenação-Geral dos Direitos das Mulher e da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados. Ainda, consistiu em uma ocasião de alinhamentos sobre a Missão da Bancada Feminina ao Reino Unido, que ocorrerá no próximo mês.

Estiveram presentes as cinco deputadas convidadas para compor a delegação que visitará o Parlamento Britânico em junho, a saber, Benedita da Silva (PT/RJ), Coordenadora da Bancada Feminina; Soraya Santos (PL/RJ), Procuradora da Mulher; Maria Rosas (REPUBLICANOS/SP), Procuradora Adjunta; além das deputadas Jack Rocha (PT/ES) e Lídice da Mata (PSB/BA). 

Para a procuradora da mulher, deputada Soraya Santos, a reunião fortalece a unidade entre os dois países nas pautas discutidas durante a agenda. "A missão da Bancada Feminina ao Reino Unido, prevista para junho, será uma oportunidade crucial para fortalecer nossas ações e buscar soluções efetivas para proteger e empoderar as mulheres na política”, disse a parlamentar.

A Missão Oficial para o Reino Unido, que vai acontecer entre os dias 17 a 21 de junho, é uma oportunidade ímpar para fortalecer as políticas em relação às mulheres entre ambos os países. A viagem busca estimular a troca de experiências e parcerias estratégicas para o fortalecimento da representação feminina política, com foco na promoção da igualdade de gênero no Parlamento Britânico e no Congresso Nacional brasileiro. O enfrentamento à violência de gênero na política tem a educação como ferramenta de impulsionamento de novas lideranças femininas em áreas essenciais para responder aos desafios atuais.