Definido prazo de 60 dias para decisão sobre Parque Nacional de São Joaquim
O Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC) retomou as tratativas sobre os limites do Parque Nacional de São Joaquim que abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grã-Pará, São Joaquim, Lauro Müller e Orleans.
Em reunião realizada ontem, entre o presidente do ICMBio Adalberto Eberhard, parlamentares catarinenses, Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio,prefeitos da região e moradores, ficou estabelecido um prazo de 60 dias para que todos os envolvidos entrem em consenso sobre o novo traçado do Parque.
“Continuamos na busca da alteração da Lei 13.273/2016 para sanar a situação causada com a aprovação do Projeto de Lei 4589/2001 que inclui áreas do Parque Estadual da Serra Furada, do Eco Museu da Serra do Rio do Rastro e áreas de proprietários do entorno sem a consulta pública”, explica a parlamentar.
Desta forma, pretende-se corrigir o traçado em pontos específicos que foram equivocadamente incluídos na lei. “Nosso objetivo é pacificar os interesses de inúmeras famílias que vivem há muitos anos na região. Além do exclusão das áreas do Parque e do Eco Museu que já estão sendo preservadas e conservadoras por Leis Estadual e Municipal”, destaca a coordenadora do Fórum.
Ascom