Congresso Nacional será iluminado de amarelo em homenagem ao combate à endometriose
Em mais uma etapa da campanha Março Mulher, o Congresso Nacional será iluminado de amarelo entre os dias 10 e 13 de março em homenagem ao mês de combate à endometriose. E na próxima semana, em 15 de março, às 15 horas, no hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, haverá ação para conscientizar sobre a luta contra a doença.
As medidas integram um pacote de pedidos enviado aos presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pela deputada federal Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora do PL 414/2020 que institui o 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, a ser realizada anualmente na semana que inclui o dia 13 de março.
Entre as requisições da parlamentar, está também o pedido de celeridade na tramitação do projeto que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Educação do Senado, faltando apenas a votação em plenário por parte dos senadores.
No Brasil, cerca de 10 milhões de mulheres sofrem as graves consequências da endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a pasta, o desconhecimento da doença até por profissionais de saúde pode fazer com que uma mulher demore de sete a 12 anos para ser diagnosticada. O diagnóstico tardio pode levar à infertilidade.
A campanha Março Mulher é realizada anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado.
Ascom do mandato da deputada Daniela do Waguinho, com Secretaria da Mulher