Comissão do Senado debate pesquisa sobre violência contra a mulher

Na última quarta-feira dia 28, a Comissão Mista Permanente de Combate à Violência contra a Mulher debateu pesquisa que revela ser de 30% o percentual de brasileiras que já sofreu violência doméstica ou familiar provocada por homens.
29/02/2024 13h05

Em 28/02/2024, a Comissão Mista Permanente de Combate à Violência contra a Mulher debateu o resultado da 10ª edição da Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher, elaborada pelo DataSenado, e concluída em novembro de 2023, a qual apontou que 30% das brasileiras já sofreu violência doméstica ou familiar provocada por homens. 

A pesquisa foi considerada pela Senadora Zenaide Maia (PSD - RN) "bastante completa porque uniu as estatísticas do Ministério da Saúde, as estatísticas da Segurança Pública e da Justiça". Por sua vez, o coordenador do DataSenado, Marcos Ruben de Oliveira, alertou que "as estatísticas oficiais muitas vezes subestimam a quantidade de ocorrência de violência contra as mulheres, pois há um grave problema de subnotificação".

Esse percentual é na realidade maior, uma vez que, além do problema da subnotificação, muitas situações não são prontamente percebidas pelas mulheres como violência. "Eu não conheço nenhuma mulher que não tenha sofrido algum tipo de violência, que seja ela política, doméstica, familiar", lamentou a Senadora Augusta Brito (PT - CE). 

Assista à reportagem aqui