Comissão destina verbas para Farmácia Popular e procedimentos de média e alta complexidade
A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou em reunião na quarta-feira (14) aporte de recursos via emenda de bancada para o Programa Farmácia Popular e para financiamento do Programa Básico de Atenção de Média e Alta Complexidade do SUS (MAC).
A deputada Carmen Zanotto foi um das mais incisivas defensoras sobre a importância desse apoio financeiro. A parlamentar vem alertando a respeito da dificuldade que secretários municipais e estaduais de saúde terão para garantir os procedimentos. Com o orçamento disponível, o acesso a cirurgias, hemodiálises e transplantes entre outras medidas não estão garantidos.
“Corremos o risco de não ser possível realizar esses procedimentos básicos o que se traduzirá num suplício para a população”, argumenta a deputada. A comissão destinou ao programa de Farmácia Popular R$ 883 mil e cerca de um bilhão ao MAC.
Parlamentar quer aquisição de mamógrafos móveis com recursos de emendas
Carmen Zanotto interpelou o Subsecretário de Planejamento e Orçamento, da Secretaria Executiva, Arionaldo Bomfim Rosendo, sobre a possibilidade de que sejam adquiridos mamógrafos móveis via emendas individuais. O questionamento aconteceu durante a reunião da Comissão de Seguridade Social e Família.
“Temos sido orientados pelos técnicos do Ministério da Saúde que não se pode utilizar os recursos das emendas para a compra desses equipamentos, o que me parece equivocado”, questionou a parlamentar.
Carmen Zanotto frisou que os mamógrafos móveis são importantes para dar acesso a esse procedimento a mulheres residentes em regiões de difícil acesso. “Sobretudo, os exames como sabemos propiciam o diagnóstico precoce da doença e amplia a possibilidade de cura”, destacou.
Arionaldo Bomfim justificou que precisa ouvir a área técnica do ministério para dar uma resposta embasada para Carmen Zanotto e demais deputados federais. Prometeu dar um retorno no curto prazo.
Carmen Zanotto propõe seminário sobre saúde materno-infantil
A Câmara dos Deputados vai realizar um seminário para discutir a questão referente à saúde materno-infantil com temas que envolvam o alcance das metas pactuadas pelo Brasil no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) foi aprovada nesta quarta-feira em reunião (14) da Comissão de Seguridade Social e Família.
Segundo Carmen Zanotto, o seminário será importante para discutir como assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e subsidiar o parlamento no enfrentamento dos desafios dos objetivos de desenvolvimento sustentável. “Para tanto, ouviremos no evento parlamentares e especialistas”, adiantou. A meta é promover o evento em dezembro, deste ano.
Fotos Robson Gonçalves, Assessoria PPS