Carmen Zanotto preside subcomissão sobre saúde da população negra
O relatório da subcomissão especial de assistência e saúde da população negra da Câmara dos Deputados será apresentado na próxima terça-feira (13), definiu a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC).
“Esse é assunto muito importante, pois há vários dados que demonstram a vigência de um racismo institucional que afeta e prejudica, sobretudo, as mulheres negras no acesso aos serviços de saúde no país”, comentou Carmen Zanotto.
Segundo a deputada, que é enfermeira, essa prática provoca indignação. De acordo com dados da pesquisa “SUS sem Racismo”, as mulheres negras costumam receber em média menos tempo de atendimento médico que mulheres brancas e que compõem 60% das vítimas da mortalidade materna no Brasil.
O estudo também revela que somente 27% das mulheres negras tiveram acompanhamento durante o parto na pesquisa, ao contrário dos 46,2% das mulheres brancas; e 62,5% das mulheres negras receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno, preteridas em favor dos 77% das mulheres brancas.
Assessoria PPS