Carmen Zanotto participa de reunião para definir as novas metas dos países-membros da ONU

Temas como o empoderamento das mulheres, melhoria dos sistemas de saúde e defesa dos direitos da pessoa com deficiência devem constar na pauta de negociações para formulação da Agenda Pós-2015, que substituirá os Objetivos do Milênio
14/04/2015 16h56

Nesta semana, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) participa da 48ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A parlamentar representa a Câmara dos Deputados nas negociações que definirão as ações e diretrizes que deverão ser seguidas pelos países-membro a partir de 2015.

O objetivo da reunião é renovar o compromisso das nações em prol da erradicação da pobreza e da integração efetiva das dimensões econômica, social e ambiental para se chegar a um desenvolvimento sustentável. A Agenda Pós-2015 será uma ampliação dos Objetivos do Milênio (ODM), que se encerram este ano, porém mais ampla, integrada e englobará diversos temas como empoderamento das mulheres, melhoria dos sistemas de saúde e defesa dos direitos de grupos vulneráveis, como as pessoas com deficiência.

“Nosso trabalho será fazer com que os outros países abracem causas que acreditamos necessárias para o mundo, como a luta para acabar com as diferenças salariais baseadas em condições de gênero, de raça ou de deficiência, bem como o combate à violência contra a mulher, a melhoria dos sistemas de saúde, o fim da mortalidade materna e infantil e a garantia de qualidade de vida à todas as pessoas, seja de países desenvolvidos ou em desenvolvimento”, afirmou a deputada.

A reunião ocorre de 12 a 17 de abril na sede das Nações Unidas.