Carmen Zanotto irá analisar processos sobre fosfoetalonamina

18/12/2015 10h31

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) foi designada, nesta semana, para analisar processos jurídicos e prontuários médicos referentes ao uso da substância fosfoetalonamina de pacientes de hospitais do Estado de São Paulo.

A documentação foi passada à parlamentar, após audiência do grupo de trabalho (GT), da Câmara dos Deputados, criado para acompanhar os esforços para se definir se a fosfoetalonamina é de fato eficaz no tratamento contra o câncer.

“Vou me dedicar nesta semana e no recesso para estudar os processos”, antecipou a deputada. O GT quer analisar as informações na primeira semana de janeiro.

Um dos propósitos do GT é avaliar a decisão em vigor em São Paulo que veta a distribuição da substância, por manifestação do Tribunal de Justiça daquele estado.

“O nosso empenho é contribuir para que os procedimentos sobre a eficácia da fostoetalonamina sejam agilizados no curto prazo. Sabemos que há centenas de pessoas enfermas aguardando, e com grandes esperanças em relação a esses resultados”, comentou a parlamentar.

A orientação no GT é que sejam verificados dados legais e científicos constantes dos processos, como laudos de laboratórios que podem servir para atestar os efeitos do composto em pessoas enfermas.


Ascom