Câmara lança campanha contra a violência de gênero na política

18/12/2019 17h05

A Câmara lançou no último dia 11 de dezembro campanha sobre violência contra mulheres na política. Organizada pela Secretaria da Mulher, Primeira-Secretaria e Liderança da Minoria, o objetivo da campanha é discutir mecanismos que estimulem a participação das mulheres nos espaços e processos políticos e combatam a violência política de gênero.

Esse tipo de violência repete situações vividas historicamente por mulheres como a desqualificação moral, depreciação, uso de estereótipos, piadas e a falta de igualdade de oportunidades. A Câmara tem hoje 77 deputadas federais, o que representa apenas 15% das cadeiras, em um país onde 51% do eleitorado é composto por mulheres.  Segundo a União Interparlamentar - organização internacional dos parlamentos -, essa percentagem torna o Brasil uma das piores nações em termos de representatividade política feminina - 10 pontos percentuais a menos que a média global.

Como parte da campanha, o Fale Conosco - sistema de atendimento ao cidadão da Câmara  - vai  passar a receber denúncias a respeito de situações de violência política contra mulheres em órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. A denúncia poderá ser feita anonimamente.

Confira vídeo sobre a campanha no perfil da Câmara no facebook (@camaradeputados).

Fonte: Câmara Notícias - Notícias da Casa