Câmara e Secretaria para Mulheres iniciam Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

21/03/2012 17h24

Marques/Agência Câmara

Câmara e Secretaria para Mulheres iniciam Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

A Câmara dos Deputados e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República deram início ontem, 20 de março, as ações do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O programa visa a promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

As empresas e organizações públicas e privadas que fizerem parte do Programa deverão desenvolver suas ações durante 12 meses. Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça é preciso que obtenham o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e que, qualitativamente, obtenham um desempenho satisfatório ou muito satisfatório.

Apoio internacional

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens previstos na Constituição. O programa conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e da Organização Internacional do Trabalho (OIT - Escritório Brasil).

A Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho (PMDB/PA), lembrou que, ao aderir ao Programa, a Câmara dos Deputados dá exemplo unindo-se a outras empresas que já aderiram ao programa "E também estão fazendo a sua parte para contribuir para que tenhamos uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária."

Segundo ela, a isonomia do serviço público, não pode acabar no concurso que garante o acesso. "Ela precisa ser perseguida pela instituição. É no ambiente de trabalho que passamos a maior parte dos nossos dias. Nele é formada a cultura organizacional que acaba, inevitavelmente, influenciando a nossa vida "lá fora", em sociedade", concluiu.

Participaram também da solenidade, o diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura; o diretor de Recursos Humanos, Luiz César Lima Costa; a representante da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a deputada Jandira Fegalli (PCdoB/RJ).

Com informações da Agência Câmara