Câmara dos Deputados lança coletânea de 32 biografias de escritoras brasileiras
“É importante a participação das mulheres em todos os espaços, porque levamos o olhar para a busca permanente da igualdade de gênero”, afirmou a parlamentar. Nós temos um país absolutamente desigual, em todas as situações, da literatura à disparidade de vencimentos quando se ocupa o mesmo espaço em uma empresa. Ainda temos muito para lutar”, continuou.
Também participaram da solenidade de lançamento do livro a diretora legislativa da Câmara, Luciana da Silva Teixeira, e a diretora do Centro de Documentação e Informação, Maria Raquel Mesquita Melo. Carmen Zanotto salientou a importância ter mulheres à frente das diretorias para que a temática seja valorizada.
Visibilidade - A servidora Ana Claudia Lustosa da Costa, que escreveu sobre Maria Ribeiro, a primeira dramaturga do Brasil, conta que a biografada chegou a ter visibilidade como autora e teve reconhecimento de seus pares, como do escritor Machado de Assis, mas depois sofreu um apagamento da história. “Acho que a mulher ainda hoje luta para conquistar esse espaço de reconhecimento na história, na arte, na ciência”, comentou.
“Poder pesquisar sobre uma mulher e descobrir o papel que ela teve é empoderador para a gente, é você conseguir pensar ‘poxa, há muito tempo a gente vem fazendo muita coisa bacana’, e a gente precisa olhar para isso, divulgar isso, que é o que esse livro faz”, acrescentou Ana Claudia.
Fonte: Agência Câmara de Notícias