Câmara cria prêmio para boas práticas de conselheiros tutelares

De autoria da procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma, projeto aprovado já foi promulgado.
26/05/2022 16h21

Foto: Billy Boss - Câmara dos Deputados

Câmara cria prêmio para boas práticas de conselheiros tutelares

Tereza Nelma, autora da proposição

A Câmara dos Deputados aprovou e promulgou nesta quinta-feira (26/5) o Projeto de Resolução 79/2020, da deputada Tereza Nelma (PSD-AL), procuradora da Mulher da Câmara, que institui a Medalha José Edmilson de Souza para premiar boas práticas de conselheiros tutelares em nível nacional. Cada deputado poderá indicar somente um concorrente ao prêmio, que será entregue a cinco conselheiros tutelares. A escolha dos agraciados será realizada por um Conselho Deliberativo e caberá à 2ª Secretaria da Câmara regulamentar e administrar a premiação.

A deputada Angela Amin (PP-SC) defendeu a aprovação: "O prêmio permitirá que a Câmara dos Deputados reconheça trabalhos importantes de conselheiros tutelares de todo o Brasil que zelam pela proteção e pelo bem-estar das crianças e adolescentes", afirmou. Ela defendeu a profissionalização dos conselheiros. "Em Florianópolis, os conselheiros auxiliaram a reduzir a mortalidade infantil", lembrou.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) considera os conselhos tutelares um dos órgãos fundamentais para defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ela lembrou que os conselheiros são eleitos pela própria comunidade. "Onde há conselho tutelar, as crianças são protegidas. Queremos valorizar esses profissionais", afirmou.

O professor José Edmilson de Souza, que dá nome à medalha, foi conselheiro tutelar de Rio Largo (AL) e atuou na fundação do Fórum Nacional Colegiado de Conselheiros Tutelares. "José Edmilson de Souza teve sua vida voltada principalmente para a educação e para os direitos da criança e do adolescente, tanto em Rio Largo como em outros municípios de Alagoas e de outros estados", destacou Tereza Nelma.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias