Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio à fala de Arthur do Val sobre mulheres ucranianas

Em áudios vazados na internet, o deputado estadual fez comentários sexistas a respeito das ucranianas
08/03/2022 21h15

Fonte: Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados

Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio à fala de Arthur do Val sobre mulheres ucranianas

Moção aprovada foi proposta pela deputada Sâmia Bonfim

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (8/3) Moção de Repúdio às declarações do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos/SP) sobre as mulheres ucranianas durante viagem em meio à guerra contra a Rússia. O requerimento de moção REQ 216/2022de autoria  da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP)teve voto favorável de todos os partidos com representação na Câmara dos Deputados.

Em visita à Ucrânia, o deputado estadual de São Paulo enviou áudios com frases discriminatórias e machistas em referência a refugiadas que buscavam deixar o país em guerra e sobre agentes de segurança da região. Ele já é alvo de pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Cassação - A cassação do parlamentar estadual foi defendida pela líder do Psol: “O repúdio é o ato que cabe à Câmara dos Deputados, mas esperamos a cassação do parlamentar para que ele se torne inelegível. Ele não representa as mulheres. Foi machista e elitista”, condenou.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), afirmou que a Câmara dos Deputados não pode se calar diante de atos que causam vergonha internacional. “São atos de um parlamentar que deveria defender toda a sociedade e nos envergonha internacionalmente. Essa moção de repúdio está sendo analisada em um momento simbólico”, disse. 

Já o vice-líder do Podemos, o deputado José Nelto (Pode-GO) destacou que Arthur do Val já pediu a desfiliação e orientou a favor da moção de repúdio. “Ele já não pertence mais ao nosso partido, mandamos toda a nossa solidariedade às mulheres ucranianas que estão sofrendo com essa guerra terrível e também a todas as mulheres do nosso país”, declarou.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) afirmou que o deputado não pode ser autorizado a compor quadros políticos. “Esta Casa tem que fazer uma moção de repúdio, mas os partidos têm de fazer o compromisso de não ter mais esse nome em seus quadros”, disse. Ela destacou que os áudios do deputado se tornam ainda mais graves diante do momento de miserabilidade e vulnerabilidade das mulheres ucranianas.

Para a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o deputado estadual paulista utilizou a vulnerabilidade das mulheres na guerra e ainda se referiu à pobreza das mulheres para avanços sexuais. “Está falando de mulheres fragilizadas diante de uma guerra em fuga com uma mala. Esse homem tem que renunciar”, disse.

 

Leia também: Nota de repúdio pelas declarações do deputado paulista Arthur do Val

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias