Câmara aprova homenagem ao atleta Adhemar Ferreira da Silva

Projeto de autoria de Lídice da Mata valoriza história de Adhemar, que ganhou duas medalhas de ouro olímpicas em salto triplo
07/04/2022 12h45

Banco de Imagens - Câmara dos Deputados

Câmara aprova homenagem ao atleta Adhemar Ferreira da Silva

Lídice da Mata, autora do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 3322/2021, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que inscreve o nome do atleta e campeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta segue para votação do Senado.

Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) ganhou duas medalhas de ouro pelo salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque (1952) e Melbourne (1956), quando também estabeleceu um recorde mundial. Ele também foi pentacampeão sul-americano e tricampeão pan-americano (1951, 1955 e 1959) e foi dez vezes campeão brasileiro, tendo mais de 40 títulos e troféus internacionais.

A deputada Lídice da Mata afirmou que Adhemar Ferreira da Silva fez por merecer a inscrição de seu nome do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. "Começou sua carreira no atletismo com 18 anos de idade. Treinava em horário de almoço, no intervalo do trabalho. Disputou a Olimpíada de Roma com problemas pulmonares, descobertos depois", exaltou.

Ao ler o parecer como relatora ad hoc em Plenário, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o atleta representa o Brasil como herói. "É um exemplo de brasileiro dentro e fora das pistas, merecedor desta homenagem. O esporte possui um papel na construção da soberania da nação. Eternizar no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria um brasileiro negro, reconhecido como exemplo da abdicação e dedicação que caracterizam os mártires nacionais", exaltou.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias