Câmara abre comemorações do Dia Internacional da Mulher premiando vídeos sobre Lei Maria da Penha
A Câmara dos Deputados comemora este ano o Dia Internacional da Mulher (08 de março) premiando experiências sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, que completa sete anos desde sua promulgação, em 2006. O 1º Concurso de Curta Documentário Sobre a Lei Maria da Penha, uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social e da Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio do Banco Mundial, vai divulgar as cinco primeiras reportagens selecionadas na TV Câmara reportagens; em "hot sites", nas redes de difusão audiovisual e online do Banco Mundial e seus parceiros em todo o mundo; além de pagar prêmio de R$ 10 mil a cada um dos cinco vencedores.
As reportagens especiais brasileiras inéditas com o tema "Tem uma história relacionada à Lei Maria da Penha? Conte para o mundo!" selecionadas foram: Fernando Francisco Antunes, com o vídeo "Maria Maria" (209 pontos); Kalyne Almeida, "Divas - Vozes Femininas", (207 pontos); Ana Patrícia Nassar, "Uma Lei para Todas" (206 pontos); Guilherme Silva da Cruz, "Sílvia", (205 pontos); e Jackeline Soares Lima, "Trajetórias Marcadas pela Violência", (204 pontos).
Ao todo 22 produções brasileiras inéditas foram selecionadas para a final do Concurso. Histórias reais que retratam dramas vividos por mulheres que sofreram violência por parte de seus companheiros. Inscrições foram feitas de todas as partes do país: São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão,Paraíba, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Para os organizadores do evento, o resultado do concurso foi bastante positivo, principalmente pela capilaridade alcançada. "Nosso objetivo era coletar histórias vindas diretamente da sociedade, para ver como a Lei Maria da Penha está sendo observada por diferentes segmentos em todo o país. São histórias reais, que retratam experiências vividas por mulheres de diferentes regiões brasileiras, que nos darão uma boa mostra de como a Lei Maria da Penha tem afetado a vida das pessoas", destacou a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB/PA).