Bolsas para o Curso Orçamento Sensível a Gênero e Raça

Em fevereiro de 2026, a Rede Orçamento Mulher da Secretaria da Mulher e a Fundação Tide Setubal, com apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, promoverão o curso “Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR)”.
10/12/2025 17h10

Estão abertas as inscrições para o curso “Implementando o Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR)”. A formação, que acontecerá de forma presencial, foi organizada pela Rede Orçamento Mulher da Secretaria da Mulher e a Fundação Tide Setubal, com apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.

O curso abordará os temas:

1. Introdução: modelos de OSGR, casos internacionais e a questão tributária;
2. A construção do Plano Plurianual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias;
3. A construção da Lei Orçamentária Anual;
4. Execução orçamentária, prestação de contas e avaliação.

Com foco em promover a equidade de gênero e raça nas políticas públicas, a formação capacitará 40 alunas para implementar o OSGR em estados e municípios brasileiros.

Serão distribuídas 10 bolsas para cobrir despesas com passagem, hospedagem e alimentação (no caso de pessoas de fora de Brasília).

A seleção para o curso priorizará pessoas que tenham alguma experiência com o tema do OSGR. Para a concessão das bolsas, serão selecionadas, preferencialmente, mulheres negras e/ou mulheres do norte e do nordeste.

 

📅 Data: 02 a 5 de fevereiro de 2026
⏳ Carga horária: 25 horas
📍 Local: Brasília-DF (local das aulas a ser definido)

As inscrições podem ser feitas até dia 19/12 no link. Garanta sua vaga e faça parte dessa transformação!