Bancada Feminina se reúne com Michel Temer em busca de apoio para que a Reforma Política garanta a presença de mais mulheres no Legislativo
Nesta terça-feira (06), deputadas federais e senadoras estiveram reunidas com o vice-presidente da República, Michel Temer, em busca de apoio do governo federal para que um percentual das cadeiras do legislativo sejam ocupadas por mulheres, uma vez que a legislação de cotas nas eleições não tem tido resultado.
Atualmente, apenas 10% das vagas da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres. O percentual é uma discrepância com o número de mulheres brasileiras, que já chegaram a 52% da população brasileira.
“Nosso objetivo é a reserva de 30% das vagas para mulheres em cada parlamento, seja municipal, estadual ou federal. Assim caminharemos para uma democracia mais representativa, que reflita a realidade das ruas”, defendeu a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Dâmina Pereira (PMN-MG).
Durante a reunião, Michel Temer mostrou apoio à proposta das parlamentares, mas ressaltou que os poderes são independentes e é preciso ter cuidado para garantir a igualdade entre homens e mulheres definidos na Constituição Federal.
Porém, para a procuradora da Mulher, Elcione Barbalho (PMDB-PA), a igualdade constitucional não tem tido reflexo na representação política. “Nossa intenção é corrigir essa distorção e assegurar que as mulheres tenham realmente o mesmo espaço e sejam iguais. Queremos é assegurar o que a Constituição já garante, mas que ainda está totalmente distante da realidade”, afirmou a procuradora.