Bancada feminina irá promover capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade
A Secretaria da Mulher e a Procuradoria da Mulher realizaram na quarta-feira (9/6) reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estruturar detalhes da implantação de programa denominado “Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância e Saúde Integral das Mulheres”, que deverá ter início em setembro próximo. Trata-se de capacitação voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade social, entre elas as que pertencem a comunidades ribeirinhas, quilombolas e marisqueiras, entre outros grupos.
Pela Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, participaram da reunião as deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL), Procuradora da Mulher; a Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO); e Marília Arraes (PT-PE), além das assessorias das deputadas Luizianne Lins (PT-CE) e Érika Kokay (PT-DF). Pela Fiocruz, estiveram presentes Virgínia Corrêa, André Fenner e Gislei Knierim.
A proposta tem como objetivo a formação de multiplicadoras nos territórios pactuados, desenvolvendo formação-ação de trabalhadoras (es), profissionais de saúde e grupos organizados, com foco na redução das desigualdades e fortalecimento dos processos democráticos, para a construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis. Prefeituras, Universidades e outras instituições parceiras serão mobilizadas para atuar conjuntamente com a iniciativa e apoiar essas mulheres atendidas. A fase inicial da proposta recebeu apoio parlamentar, por meio de emenda orçamentária aprovada pela Comissão dos Direitos da Mulher.
Ascom - Secretaria da Mulher