Ato busca conscientizar sobre a luta contra a endometriose
No Brasil, cerca de 10 milhões de mulheres sofrem graves consequências por conta da endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde, uma doença inflamatória provocada por células semelhantes ao endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. A endometriose pode ser a causa de dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa e alterações intestinais, entre outros problemas. Muitos diagnósticos podem levar de 7 a 12 anos e se a doença não é detectada logo pode levar à infertilidade.
Para alertar e conscientizar sobre a luta contra esta doença, será realizado ato na próxima terça-feira (15/03), às 15 horas, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados (Anexo II). A iniciativa integra as atividades da campanha Março Mulher, e foi solicitada pela deputada federal Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora do projeto de lei PL 414/2020, que institui o 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, a ser realizada anualmente na semana que inclui o dia 13 de março.
A deputada informa que solicitou ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), celeridade na tramitação do projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, em 2020, e na Comissão de Educação do Senado, aguardando votação em Plenário. Desde o dia 10 até 13 de março, o Congresso Nacional recebeu iluminação amarela em homenagem ao mês de combate à endometriose.
A campanha Março Mulher é realizada anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado. A programação completa pode ser consultada no site da Secretaria da Mulher.
Ascom - Secretaria da Mulher e Gabinete Deputada Daniela do Waguinho