Ana Perugini ministra aula aberta para avaliar 2 anos do Plano Nacional de Educação
A Educação é nossa! Com esse apelo, a deputada federal Ana Perugini vai promover, no dia 25 de junho, uma aula aberta com o objetivo de popularizar o Plano Nacional de Educação, que completa dois anos na data do evento. O ato é aberto ao público e será realizado a partir das 10h, na Praça José Bonifácio, em Campinas, próximo à Catedral Metropolitana.
“O Plano Nacional de Educação é nosso. Precisamos debater, falar sobre essa ferramenta, que não é do governo federal, dos estados ou das prefeituras; é nossa”, enfatizou a deputada, ao invocar o que ela considera o mais importante instrumento de transformação da sociedade brasileira.
Aprovado por unanimidade e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, sem um único veto, em 2014, o PNE estabelece um conjunto de 20 metas audaciosas, cuja implantação exige engenho e arte dos gestores públicos e um amplo debate sobre o financiamento da educação nacional.
A aula aberta, incentivada pela deputada Ana, terá a participação de educadores e representantes do terceiro setor, e de lideranças da comunidade, cujo trabalho tem foco em temas como cidadania e comunicações.
Já confirmaram presença o professor Odair Marques, coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara); o professor Tiago Saura, titular da Universidade São Francisco (USF) e advogado do Sindicato dos Professores e Professoras de Guarulhos (Sinpro); o jornalista e ambientalista José Pedro Martins, consultor em educação e diretor da Agência Social de Notícias, de Campinas; e a contadora de histórias Juliana Firmo.
Educação reduz desigualdades
Em defesa do PNE, Ana recorre ao discurso do ex-ministro, Aloísio Mercadante, que assim se expressou em seu retorno ao Ministério da Educação, em outubro do ano passado: “O Brasil, que viveu, em tempo recente, intenso processo de transformação, não será sustentável e definitivo sem a garantia de acesso universal a uma educação de mais qualidade. Pois é a educação o instrumento mais efetivo para a redução das desigualdades. É ela que empodera o cidadão para o exercício de seus direitos, que é o principal instrumento para a construção de uma cultura de tolerância e paz – valores fundamentais da democracia”.
Em Brasília, Ana Perugini integra a Comissão de Educação. É também coordenadora, para o Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do PNE. Em reuniões com lideranças municipais em todas as regiões do Estado, Ana tem incentivado a formação dos embaixadores do PNE, agentes fiscalizadores e que atuam na popularização das diretrizes, com a orientação do professor e doutor em educação, o conferencista César Nunes. “Quanto maior a participação popular, melhor”, diz a deputada, ao acrescentar: “Educação é para todos, educar é amar, educar é libertar”.
Em tom de alerta, a deputada frisa que as dificuldades impostas pela crise econômica não devem nos desencorajar. Muito ao contrário. “Pelo empoderamento das pessoas, nas comunidades locais, vamos perseverar com mais gestão e criatividade”, conclui a deputada.
SERVIÇO
Aula Aberta "O Plano Nacional de Educação é nosso"
Data: 25/06/2016
Horário: 10h
Local: Praça José Bonifácio, S/Nº - Centro, Campinas
Próximo à Catedral Metropolitana