Ana Perugini expõe projeto sobre trabalho não remunerado em encontro da ONU
BRASÍLIA - A deputada federal Ana Perugini vai participar da 15ª Reunião Internacional de Especialistas sobre Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado. O evento, que será realizado nestas quinta (8) e sexta-feira (9), na Cidade do México, é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Convidada pela ONU Mulheres, Ana Perugini vai compartilhar com os demais participantes suas ações no Congresso Nacional, na luta pelos direitos e pela autonomia das mulheres, além da proposta de inclusão do trabalho doméstico não remunerado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todas riquezas produzidas no Brasil -, prevista no projeto de lei 7.815/2017, apresentado pela parlamentar à Câmara dos Deputados na última terça-feira (6).
No texto, Ana defende a inclusão das atividades domésticas sem remuneração, como afazeres domésticos, administração do lar e cuidados com crianças, idosos e enfermos, no Sistema de Contas Nacionais, ferramenta usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a aferição do desenvolvimento econômico e social do país.
A reunião na Cidade do México faz parte das atividades do Grupo de Trabalho de Estatísticas de Gênero da Conferência de Estatística das Américas (CEA-Cepal) e tem como objetivo promover o debate e o compartilhamento de informações e de experiências dos países da América Latina e do Caribe, em relação à mensuração do trabalho não remunerado - principalmente o de cuidados.
De acordo com a Cepal, a reunião será um espaço para a avaliação de formas de ampliação da capacidade de produção e de análise de dados sobre uso do tempo e trabalho não remunerado para o desenvolvimento de políticas que contribuam com a redução da desigualdade entre homens e mulheres nos países.
Participarão do encontro ministras de Estado, parlamentares, dirigentes da Cepal, representantes da ONU Mulheres de diversos países, além de representantes de empresas e de órgãos como o Instituto Nacional das Mulheres do México (InMujeres) e o instituto de estatística e geografia mexicano (Inegi).
A deputada federal Ana Perugini é coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional, 2ª coordenadora-adjunta da Bancada Feminina da Câmara Federal e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Casa Legislativa.
Ascom Dep. Ana Perugini