A Educação Requer Gestão Democrática e Participação Popular

Durante encontro com lideranças políticas e comunitárias em cidades da Macro Assis-Marília-Ourinhos, do Partido dos Trabalhadores, Ana foi direto ao assunto: “A educação requer gestão democrática e participação popular”.
19/11/2015 11h55

Em mais uma cruzada pelo fortalecimento das comunidades do Interior, a deputada federal, Ana Perugini, foi enfática na defesa da Educação, “como o mais importante instrumento de transformação social, capaz de gerar desenvolvimento econômico e estratégico por um Brasil mais inclusivo”.

Durante encontro com lideranças políticas e comunitárias em cidades da Macro Assis-Marília-Ourinhos, do Partido dos Trabalhadores, Ana foi direto ao assunto: “A educação requer gestão democrática e participação popular”. Infelizmente, ela ressaltou, os educadores e os estudantes estão sofrendo em decorrência da administração arbitrária do Governo do Estado de São Paulo. A análise foi compartilhada com as lideranças políticas de São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Campos Novos, Canitar, Chavantes, Paraguaçu Paulista, Bernardino de Campos e Ourinhos.

A julgar pelos relatos do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a proposta do governo paulista de reestruturar a área educacional “se transformou em mais um símbolo de violência, que afeta a todos, profissionais da educação, os alunos e suas famílias”. Em resumo, “a vida da comunidade”, desabafa a parlamentar.

Ao falar de sua expectativa em torno do desdobramento da proposta hoje colocada, baseada na reestruturação do ensino em São Paulo, a deputada acredita que o movimento popular de resistência vai servir para mostrar o quanto a política do governador paulista está equivocada. “Acredito que o governador possa voltar atrás diante do impacto, tão negativo, provocado pelo fechamento de escolas e salas de aulas”, acrescenta Ana.

Plano Nacional de Educação

Em sua peregrinação pelo Estado de São Paulo, a deputada Ana tem trabalhado o conceito da cidadania e humanização ao discorrer sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), implantado pela presidenta Dilma Rousseff, em 2014. “Precisamos avançar no trabalho já desenvolvido e agregar ao debate a comunidade escolar, a sociedade civil e todos os interessados em refletir sobre os desdobramentos do Plano Nacional de Educação (PNE), no Estado, municípios e ainda em âmbito federal. Temos compromisso de debater para avançar e atender aos anseios da sociedade para a educação, além de construir um processo mais humano, cidadão e democrático a partir das demandas locais”.

E mais: “Diante dos oito anos na Assembleia Legislativa, e hoje conhecendo as 20 metas do PNE, vejo que a educação deve ser encarada como papel estratégico no desenvolvimento do Brasil; acima de tudo, como fator preponderante da nossa real capacidade de escolhas. Essas e outras características, que consideramos fundamentais e universais, para todos, por um mundo mais igualitário e justo, atrativos que nos empolgam e nos inspiram para assumir, mais e mais, atribuições e responsabilidades”.

Convite para formação

Por iniciativa da deputada Ana, as lideranças comunitárias e políticas de todo o Estado de São Paulo terão a oportunidade de participar de Curso de Formação na área educacional. O foco: conhecer, avaliar e monitorar as metas do PNE, por meio de movimento popular nas comunidades. “Popularizar o PNE é o que desejamos, com o engajamento das nossas lideranças compromissadas com as ações educacionais em todos os municípios”.

Invocando o conceito de educar e amar, educar para libertar, Ana ainda argumenta: “Assim como a Lei Maria da Penha, de combate à violência contra a mulher, é discutida e conhecida por todos, quero que o Plano Nacional de Educação seja conhecido, debatido e acompanhado por todos os brasileiros, ainda que eles não tenham relação profissional com a área educacional. Vamos então dar poder a todas as pessoas das comunidades”.

A formação, com a presença de técnicos do Ministério da Educação, e do professor César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai acontecer na Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, na Capital, no dia 27 de novembro, uma sexta-feira, às 14 horas.

Na Câmara dos Deputados, Ana integra as Comissões de Educação, Licitações, Minas e Energia, e da Crise Hídrica. É também coordenadora da Frente Parlamentar pela Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), para o Estado de São Paulo.

Ascom