Exposições

2023 - 2025 (57ª Legislatura)
19/05/2025 13h40

Exposição Mulheres no Poder

A exposição “Mulheres no Poder” ficou em cartaz entre fevereiro e março de 2024 e  apresentou dados sobre sobre representatividade e produtividade legislativa da Bancada Feminina na Câmara, violência política de gênero, além de curiosidades sobre mulheres que se tornaram referências nas mais diversas áreas. 

O objetivo da exposição, ao apresentar estatísticas e fatos históricos da presença política das mulheres no Brasil, foi o de estimular o debate sobre o longo caminho que o país precisa percorrer para a equidade efetiva na representação e na ocupação de cargos de tomada de decisão na administração pública.

Imagens | Conteúdo | Instagram

 

   

Exposição "Seu Silêncio Protege o Agressor"

Através de megabanners, a exposição apresentou dados sobre diferentes tipos de violência contra a mulher, a exposição "Seu silêncio protege o agressor" é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher para a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, período entre 20 de novembro e 20 de dezembro. Seu objetivo foi conscientizar o público interno e externo da Câmara sobre a necessidade de toda a sociedade proteger as mulheres vítimas de violência doméstica.

Imagens | Conteúdo | Instagram

 

  

Exposição Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro

Entre fevereiro e março de 2025, ficou em cartaz a exposição “Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro”, em celebração aos 30 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Pequim, na China.

A Conferência realizada em 1995 foi considerada um marco da política global em defesa das mulheres e meninas, que, contando com a presença de senadoras e deputadas brasileiras, destacou os avanços e avaliou os obstáculos que deviam ser superados para que mulheres tivessem as mesmas condições e direitos concedidos aos homens. Importante registrar que, naquele ano, foram lançadas a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim, documentos que estabeleceram diretrizes para que os países buscassem a igualdade de gênero.

A exposição, composta por fotos, dados estatísticos, vídeos e textos informativos, além de uma linha do tempo destacando leis, políticas públicas e programas instituídos no Brasil para enfrentar violências e discriminações que afetam mulheres, teve como objetivo ressaltar as conquistas das últimas décadas e propor uma reflexão sobre as lacunas que ainda existem no segmento.

Imagens | Conteúdo | Instagram

 

Exposição Pai Presente

A exposição apresenta fotos vencedoras do concurso Pai Presente, realizado em 2024 pela Coalizão Licença-Paternidade (CoPai), e chama atenção para a urgente necessidade de regulamentação da licença-paternidade no Brasil. 

Além das imagens brasileiras, a exposição reúne fotos da mostra sueca Parentalidade: uma oportunidade igualitária, cedidas pela Embaixada da Suécia, e da ONG Prematuridade.com, que atua pela promoção de políticas públicas voltadas ao cuidado de bebês prematuros. A união dessas iniciativas reforça a valorização do cuidado, amplia o alcance da mensagem e destaca a urgência de transformar essa pauta em política pública no Brasil.

Imagens | Conteúdo | Instagram