Protocolo pelo enfrentamento da violência política de gênero será assinado na terça (10/09)

Na ocasião, jornalistas terão acesso a informações e depoimentos sobre o tema, além de dados sobre pesquisas recentes
05/09/2024 16h50

Será assinado no próximo dia 10/09, às 18h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o protocolo que estabelece diretrizes para o enfrentamento da violência política contra a mulher. O documento foi firmado pela Secretaria da Mulher, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero, pela Procuradoria Geral Eleitoral e pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública. A assinatura é um marco importante na proteção da integridade, da dignidade e da liberdade de todas as mulheres que participam da vida pública.

Na ocasião, os jornalistas poderão pegar informações sobre o tema com as autoridades presentes, como dados de pesquisas recentes sobre violência política contra a mulher, além de depoimentos, cartilhas informativas e explicações sobre o protocolo.

A Violência Política de Gênero não se limita a atos físicos ou ameaças explícitas. Ela pode se manifestar por meio de discursos de ódio, campanhas de desinformação, assédio virtual e tentativas de silenciamento de vozes dissidentes. Os ataques têm como objetivo intimidar as mulheres que querem ou que participam da política brasileira. Sensibilizar-se para o enfrentamento da violência política significa entender as suas raízes, reconhecer os seus sinais e, acima de tudo, comprometer-se com a defesa da democracia e dos direitos humanos. A informação sobre o problema pode fazer a diferença entre a perpetuação da violência ou a sua contenção. 

Serviço

Assinatura do protocolo pelo enfrentamento da violência política contra a mulher
Data: 10/09/2024

Horário: 18h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados
A presença deve ser confirmada pelo e-mail para secretariadamulher@camara.leg.br.