CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2022

Campanha alerta a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer que afetam as mulheres.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem anualmente a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e alerta à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. As ações são coordenadas pela Secretaria da Mulher da Câmara (SecMulher), formada pela Coordenação da Bancada Feminina e Procuradoria da Mulher, Procuradoria Especial da Mulher (ProMul) e Liderança da Bancada Feminina do Senado, com apoio do Instituto Avon e de instituições e organizações parceiras: Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília. Confira a programação!

 

PROGRAMAÇÃO - OUTUBRO ROSA 2022

Atividades sujeitas a eventuais alterações de data, local ou horário.

Confira sempre!

 

DATA / HORÁRIO 

EVENTO / LOCAL

03 a 31/10

Doação de bandanas, turbantes, bonés, lenços e tiaras para mulheres e crianças com câncer. Caixas coletoras serão dispostas em vários pontos da Câmara e do Senado. Realização: Liga do Bem, com apoio da ProMul (Senado) e SecMulher (Câmara).

05/10 (quarta-feira), às 19 horas

Projeção no edifício do Congresso Nacional da exposição “Amor I Love You” (ONG Recomeçar). 

10/10 (segunda-feira), às 14 horas

Exposição “Amor I Love You”, da ONG Recomeçar. Local: Espaço Galeria (corredor de acesso ao Edifício Principal - Congresso Nacional).

10/10 (segunda- feira), às 17 horas

Abertura da Campanha Outubro Rosa 2022: acendimento das luzes do Congresso Nacional. Local: Salão Nobre. 

11/10 (terça-feira), das 9 às 12h30

Seminário “Desafios e possibilidades para o enfrentamento do câncer de mama no Brasil”.  Local: Plenário 8 - Ala das Comissões (Anexo II - Câmara dos Deputados).

- 9 horas: Abertura 

- 9h30 - Mesa 1: Apresentação “O panorama da atenção ao câncer de mama no SUS”.

Convidados/as: Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon; Nina Melo (Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma - Abrale); Dr. João Bosco (Sociedade Brasileira de Mastologia); e representante do INCA/Ministério da Saúde.

- 10h30 - Mesa 2: Debate sobre "A aprovação da Lei do Programa de Navegação de Pacientes"

Convidados/as: Dra. Sandra Gioia (coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, secretária-adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, embaixadora do Global Cancer Institute e conselheira científica da Fundação Laço Rosa); Dra. Márcia Lucas (secretária de Saúde de São João Meriti - RJ); Priscila Rangel Souza (enfermeira especialista em Navegação de Pacientes); e representante do Ministério da Saúde.

- 12h00 - Encerramento 

11/10 (terça-feira), às 15 horas

Debate sobre o tema e a exposição “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”. 

Participantes: as  curadoras Angélica Kalil e Ana Maria Prestes Rabelo, além da Professora Doutora Teresa Cristina de Novaes Marques.

Local: Plenário 06 - Ala das Comissões. 

11/10 (terça-feira), às 17 horas

Abertura da Exposição: “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”. Local: Hall da Taquigrafia - Câmara dos Deputados. 

Visitação até 28 de outubro (Corredor Tereza de Benguela) 

18 a 21/10

Corte solidário: campanha de corte de cabelos a serem doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Hospital da Criança. Apoio: salões parceiros.

18/10 (terça-feira), às 15 horas

Em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama (19), debate sobre o tema "A saúde da mulher e o câncer de mama pós-pandemia" e lançamento de cartilha sobre "Saúde da Mulher". Plenário 8 (Ala das Comissões).

Convidados/as: Helena Esteves, Coordenadora de Advocacy do Instituto Oncoguia; Dr. Ricardo Caponero, Presidente do Comitê Científico da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA); Marisa Madi, Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC);  Joana Jeker dos Anjos, fundadora e Presidente da Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília; e representante do Ministério da Saúde. 

 

Última atualização em: 13/10/2022. Informações pelo telefone (61) 3215-8800

ou pelo e-mail: