Campanha Agosto Lilás

A campanha comemora os 15 anos da Lei maria da Penha, e traz em sua programação debates sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, desenvolve anualmente, durante o mês de agosto, extensa programação com o objetivo de debater temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres, em suas diversas formas.

Este ano, as atividades comemoram os 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) e compõem o chamado “Agosto Lilás”, mês de proteção à mulher para conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. No primeiro semestre, a bancada feminina obteve a aprovação, na Câmara, do Projeto de Lei 3855/2020, que institui o “Agosto Lilás”, e que aguarda análise do Senado Federal. Confira a programação completa!

 

Data Evento
06 de agosto

9h - Audiência pública conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Secretaria da Mulher sobre  o tema "A situação do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra as mulheres".

 

15h - Debate: "15 anos da Lei Maria da Penha - O aumento da violência contra a mulher na Pandemia  

07 de agosto

 

11 a 20 de agosto

15 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, sancionada em 07 de agosto de 2006)

 

Iluminação do Congresso Nacional em alusão ao "Agosto Lilás"

 

12 de agosto

Data comemorativa - Dia de Luta contra a Violência no Campo (Marcha das Margaridas)

 

15h - Painel: Homenagem à Virada Feminina

13 de agosto

9h - Audiência pública conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Secretaria da Mulher sobre o tema "Implementação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher Vítima de Violência".

 

15h - Pauta Feminina: "O combate à violência contra a mulher no campo"

16 de agosto

14h30 - Audiência pública: "Atendimento às Mulheres vítimas de contraceptivo Essure no Brasil"

20 de agosto

9h - Audiência pública conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Secretaria da Mulher sobre o tema "Visível e invisível: A vitimização de mulheres no Brasil

 

23 de agosto

14h - Audiência pública conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Secretaria da Mulher em 14 alusão ao mês “Agosto Dourado" e à “Semana Internacional de Aleitamento Materno"

27 de agosto

15h - Debate temático do Observatório Nacional da Mulher na Política. Tema: "A Reforma Política e a Representatividade das Mulheres"

30 e 31 de agosto Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher