Rosangela Gomes

Esteve em segundo mandato na Câmara dos Deputados durante a 56ª Legislatura. Foi 3ª Procuradora-Adjunta da Mulher da Câmara (2015) e eleita 4ª Secretária da Mesa Diretora da Casa. Reeleita para terceiro mandato na 57ª Legislatura, licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
22/08/2022 09h50

A deputada Rosangela Gomes nasceu em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro e cumpre agora seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputada federal, eleita com 63.952 votos pelo Partido Republicanos.

Foi deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro do ano 2011 a 2014, e por três legislaturas consecutivas, foi vereadora no município de Nova Iguaçu, entre os anos de 2001 a 2010. Marcou as eleições de 2004 sendo reeleita como a vereadora mais votada da Baixada Fluminense com 6.262 votos e, em 2000 como a única mulher a eleger-se em Nova Iguaçu, obtendo assim 5.108 votos.

Começou sua jornada profissional como vendedora ambulante, trabalhou como auxiliar em serviços gerais em uma clínica dentária, foi instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem na Cruz Vermelha, no Hospital Renaud Lambert e no Hospital da Posse. Filha de pai e mãe alcoólatras, sempre estudou em escolas públicas. Ainda muito jovem, foi Obreira há mais de 30 anos, na Igreja Universal do Reino de Deus, onde ela é membro há 34 anos e iniciou a sua luta pelo povo, abraçando a causa da juventude menos favorecida e abandonada pela sociedade. Rosangela liderou um projeto voltado para jovens, a fim de ressocializar aqueles que em virtude de problemas familiares e emocionais, gerados por fatores econômicos e sociais, ficaram desprezados sem perspectivas de um futuro promissor.

Devido a essa forte relação que Rosangela sempre teve com os jovens, o seu partido a convidou em 2008 para ocupar a cadeira de Presidente Nacional do PRB Jovem, mais um desafio a abraçar. Rosangela defende a importância de criar oportunidades concretas para a juventude, por meio de bolsas que permitiam maior dedicação aos estudos e formação profissional, expansão de escolas técnicas, programas de estágio por meio de parceria com iniciativa privada para a garantia do 1º emprego.

Enquanto vereadora, Rosangela presidiu a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e a Comissão de Combate à Desigualdade Racial, fundada por ela. Assumiu como membro a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como relatora a Comissão de Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e participa também da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a qual também fundou.

Como deputada estadual, presidiu a Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, foi vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, como também da Comissão Especial Complexo Logístico Portuário do Açu. Atuou nas Comissões: Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Como deputada federal, foi titular das seguintes Comissões: Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Comissão de Seguridade Social e Família, 3ª procuradora da Secretaria de Mulheres na Câmara, Titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Presidiu o grupo de parlamentares do Brasil e países caribenhos, presidiu o grupo de trabalho da comunidade de países de língua portuguesa e foi relatora da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - que apurou a violência contra jovens negros no Brasil.

Em 2013, foi convidada pelo Comitê Internacional de Mulheres Brasileiras Imigrantes no Exterior para receber o Prêmio "Mulheres In Power" em Hartford, nos Estados Unidos, ocasião em palestrou sobre o Papel do Legislativo e a Construção de Políticas Públicas para Mulheres Imigrantes no Exterior. No mesmo ano de 2013, foi convidada a representar a ONU - Organização das Nações Unidas - no Panamá, para palestrar sobre "Mulheres Afrodescendentes e Ação Política na América Latina”.

No ano de 2015, em abril, foi a New York, nos Estados Unidos, à convite da ONU, para participar da 59º comissão da situação da mulher em New York. Ainda em 2015, acompanhou um grupo parlamentar Brasil - Marrocos, em uma viagem oficial com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países e estabelecer o intercâmbio com troca de experiências culturais e incentivar pesquisas e estudos nos campos econômico, social, tecnológico, científico, ambiental, político e cultural. Consolidando o ano de 2015, a deputada Rosangela Gomes foi premiada em Paris com a medalha oferecida pela Société d’EncouragementauProgrés (Sociedade do Encorajamento ao Progresso) na ÉcolaMilitaire (Escola Militar de Paris), reconhecimento este, pelo trabalho em defesa das mulheres e dos negros.

Em julho de 2016, realizou visitas técnicas à Assembleia da República, na cidade de Lisboa - Portugal, e à Assembleia Nacional, na cidade de Luanda/Angola, a fim de tratar de assuntos referentes à comunicação institucional no âmbito da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). No mesmo ano de 2016, já em dezembro, participou da Terceira Audiência de Relações Públicas em Boston - EUA, promovida pela PublicAdministrationInstitute com apoio da Massachusetts StateHouse, com o objetivo de debater os problemas, as demandas e as propostas de melhorias para a maior comunidade brasileira no exterior.

Em março de 2017, participou da 61ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CSW/ECOSOC), em Nova Iorque, EUA.

Em agosto de 2017, Rosangela Gomes esteve em Montevideo, no Uruguai, para tomar posse no PARLASUL – Parlamento do Mercosul, como uma das 37 representantes titulares brasileiras, sendo 27 deputados Federais e 10 senadores. O PARLASUL é um órgão unicameral de representatividade popular integrante da estrutura institucional do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), substituindo a CPC (Comissão Parlamentar Conjunta). Ele foi criado em dezembro de 2005 pelo Conselho do Mercado Comum e a Comissão Parlamentar Conjunta dos países do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) e atualmente é formado por um colegiado de Representações, onde os parlamentares são membros das respectivas casas legislativas e dividem suas atribuições entre os parlamentos.

Em março de 2018 Rosangela foi a Nova Iorque, em missão oficial, para participar da 62ª sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher, promovida pela ONU, com o tema prioritário: “desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas rurais”.

Em abril de2018, Rosangela promoveu em Brasília o encontro dos membros da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) com o intuito de elaborar planos e estratégias no combate à violência contra a mulher, fomentar a igualdade de gênero e aumentar a participação feminina na política.Em agosto, Rosangela Gomes foi eleita como “Melhor Deputada do Ano” por votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2018.

Em 2019, Rosangela realizou as seguintes agendas em missão oficial: Bogotá - Reunião de interesse bilateral no Congresso Nacional da República da Colômbia -Mercosul. Genebra - 108ª Conferência Internacional do Trabalho – OIT – Mercosul. Uruguai - LXX Sessão Plenária e Sessões Especiais, Reuniões de Mesa Diretora e Comissões Permanentes do Parlamento do Mercosul. Nova Iorque - 63ª Sessão da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher, na cidade de Nova York, Estados Unidos, no período de 18 a 22 de março de 2019. Boston e Washigton D.C Premiação do Women’sCaucus e visita as instituiçõespúblicas e privadas que atuavam em pautas relacionadas com os assuntos trabalhados pela bancada feminina da Câmara dos Deputados no Brasil, pelo períodode 09 a14 de novembro de 2019.

Graduada em Direito pela Universidade de Nova Iguaçu - UNIG, Pós-graduada em Direito Público em 2007 e Direito Constitucional em 2008, ambas pela IUPERJ, com uma extensão Universitária sobre Prevenção do Uso de Drogas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013. E agora graduanda do curso de Mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e pesquisa – IDP-DF.

Atualmente, Rosangela atua de maneira efetiva como Secretária do Trabalho do Mercosul, nas Comissões, Frentes parlamentares e grupos de amizade da Câmara dos Deputados. Em 2021, foi eleita Quarta Secretária, sendo a primeira mulher negra a compor a mesa diretora da Câmara.

É presidente dos Grupos de Amizade: Brasil – EUA, Brasil – Bélgica, Brasil – Suíça, Brasil - República Dominicana, Brasil – Canadá, Brasil - Países Caribenhos.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Rosangela Gomes (Julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Rosangela Gomes no Portal da Câmara dos Deputados.