Tereza Nelma

Foi Vereadora em Maceió por quatro mandatos. Na 56ª Legislatura da Câmara, esteve em segundo mandato como Deputada Federal. Foi eleita Procuradora da Mulher para o biênio 2021-2022 e já havia ocupado o cargo de 1ª Coordenadora-Adjunta da Secretaria da Mulher no biênio 2019-2020.
22/08/2022 08h20

A deputada federal Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares (PSD-AL) nasceu em Arapiraca (Alagoas) e tem uma trajetória de mais de 35 anos em defesa dos direitos humanos. Psicóloga e especialista em Educação Especial, lecionou na rede pública de ensino, onde desenvolveu sua paixão pela causa das pessoas com deficiência.

Tereza Nelma presidiu, por 10 anos, a Associação Pestalozzi de Maceió, mudando completamente sua realidade e transformando-a na maior organização da área no Nordeste. Em 2015, indicada pelo então deputado federal Ronaldo Lessa e, competindo com candidatas de vários estados, Tereza Nelma recebeu no Congresso Nacional o prêmio “Brasil Mais Inclusão”, que reconhece ações de destaque na promoção da inclusão social, em todo o País.

Foi vereadora por quatro mandatos pela Câmara Municipal de Maceió. No último, presidiu a Comissão de Direitos Humanos. Em todas as eleições, obteve resultados crescentes: em 2016 foi a vereadora mais votada proporcionalmente dentre as capitais brasileiras, com 15 mil votos.

Hoje deputada federal, Tereza é a única mulher representando o Estado de Alagoas e permanece atuante no Congresso Nacional. Em 2021, Tereza foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara com 72% dos votos das parlamentares, para o biênio 2021-2021. Na gestão da Procuradoria da Mulher, a deputada ampliou a atuação do órgão, incentivou a implantação de Procuradorias da Mulher nos estados e municípios e foi uma das idealizadoras da criação do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), mecanismo de monitoramento da atuação da mulher na política brasileira.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Tereza Nelma (agosto/2022).

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Tereza Nelma no Portal da Câmara dos Deputados.