Talíria Petrone
Taliria Petrone nasceu em Niterói (Rio de Janeiro), onde morou toda sua vida. É mulher negra, feminista, socialista, professora, graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Serviço Social e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Deu aulas na favela da Maré, em São Gonçalo e em Niterói. A realidade das escolas sempre foi um motivo para ir à luta, pois foi da sala de aula que veio a vontade de transformar a sociedade. Em 2010, conheceu o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e começou sua militância partidária, decidindo, seis anos mais tarde, se candidatar à vereadora.
Na campanha “Por uma Niterói negra, feminista, LGBT e popular”, em 2016, foi eleita a vereadora mais votada da cidade e, por mais de um ano, foi a única mulher na Câmara Municipal de Niterói. Também foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e acompanhou dezenas de casos de violações de direitos na cidade.
Depois da execução política da sua grande amiga, companheira de lutas e vereadora Marielle Franco, com quem iniciou a vida pública, muita coisa mudou. Ela viu a necessidade de dar consequência política a esse crime que marca nossa ainda frágil e incompleta democracia. Assim, em 2018, foi eleita deputada federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, com 107.317 votos — a nona mais votada do Estado do Rio de Janeiro.
É mãe da pequena Moana Mayalú e atualmente, líder da bancada do PSOL na Câmara.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Taliria Petrone (Agosto/2022).
Acesse o perfil oficial completo da deputada Taliria Petrone no Portal da Câmara dos Deputados.