Soraya Santos

Deputada esteve em segundo mandato na Câmara Federal e foi reeleita pela terceira vez para a 57ª Legislatura. De 2017 a 2019, foi Coordenadora-Geral dos Direitos da Mulher e, de 2021 a 2022, Secretária de Relações Internacionais da Mesa Diretora da Câmara.
22/08/2022 09h00

Soraya Santos é macaense, esposa, mãe, avó, advogada formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), presidente nacional do PL Mulher e deputada federal pelo segundo mandato. Em sua vida, sempre teve a igualdade como lema e a gestão como norte. Coordenou entre 2001 e 2003 o Centro Nacional de Cidadania Negra (CNEG). 

Foi a primeira mulher a presidir o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), entre 2005 e 2014, imprimindo marca ímpar de gestão na instituição. 

Soraya sempre defendeu seus ideais, mesmo antes da política. Foi representante de turma por onde passou, presidente de grêmios estudantis, formou-se em Direito (como oradora da turma) para defender o que ela acreditava.

No início, não se enxergava como agente político, até que em 2000 teve sua primeira experiência sendo candidata à Prefeitura de Niterói. Foi a primeira vez que uma eleição foi para segundo turno no município. Mesmo não vencendo, o prefeito eleito considerou todas as suas ideias e defesas para a melhoria da cidade.

Em 2015, teve apoio da família para se candidatar à deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro e foi eleita. Em seu primeiro mandato, se destacou como presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), a segunda comissão mais importante da Casa. Em 2017, por unanimidade, foi eleita coordenadora da bancada feminina exercendo um trabalho que mudou o olhar da Câmara em relação à pauta e conquistas das mulheres e defendendo com afinco, como líder da bancada feminina, suas bandeiras de proteção da mulher e da família e a inserção feminina nos espaços de poder. 

Em 2018 foi reeleita deputada federal e, em eleição histórica para a mesa diretora da Câmara dos Deputados, foi escolhida por seus pares como a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Secretaria da Câmara.

No segundo biênio do atual mandato, foi designada secretária de Relações Internacionais, assumindo grande papel nas relações com outros países, sempre pensando em acordo e soluções para o Brasil.

As bandeiras que defende são: defesa dos direitos das mulheres, mais mulheres na política, proteção da família, crianças, adolescentes e idosos, direitos e avanços para os portadores de deficiência e doenças raras, pauta municipalista, pauta tributária, gestão pública, advocacia pública e dignidade no trabalho (regulamentação de profissões).

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Soraya Santos (Agosto/2022).

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Soraya Santos da Câmara dos Deputados.