Rose Modesto

Em 2018 foi eleita Deputada Federal e assumiu, em 2021, a 3ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo.
22/08/2022 09h40

Nascida em Fátima do Sul e caçula de cinco irmãos. Cresceu em uma casa humilde, em família de agricultores e se mudou para a capital quando seu irmão mais velho foi contemplado em sorteio com uma casa popular. É graduada em História pela UCDB e bolsista para conseguir concluir a formação acadêmica. Recém-formada, a primeira escola onde lecionou foi a Padre Tomaz Ghirardelli, no bairro Dom Antônio Barbosa.

Ao todo, deu aula em sete escolas públicas na capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Lecionando em três períodos, implantou projeto de música que rendeu prêmio aos alunos e se estendeu a todas as escolas municipais de Campo Grande. Participou de inúmeros projetos sociais na adolescência e, quando entrou na política, trabalhou para gerar oportunidades igualitárias não só através de proposição de leis, mas também, de projetos sociais, como o “Tocando em Frente”. O projeto atende crianças e adolescentes com reforço escolar e aulas de dança e música e, desde 2009, já atendeu mais de 10 mil crianças, muitas das quais hoje atuam como profissionais na área da dança. O projeto também acabou dando nome ao programa de rádio que ela apresenta todas as segundas, às 12h, na Rádio Capital FM, onde compartilha com os ouvintes verdadeiras histórias de superação. Em 2008 disputou a eleição pela 1ª vez e foi eleita vereadora com 7.536 votos. Na eleição seguinte, foi a 2ª mais votada com 10.813 votos. Em seis anos no legislativo apresentou 132 Projetos de Lei nas áreas de educação, assistência social, proteção à mulher e outras. Uma das suas principais bandeiras é a educação.

Por isso, ao entrar na vida pública sempre defendeu ensino de qualidade e a valorização dos professores. Promoveu leis, mobilizações, audiências públicas e teatros nas escolas, como de combate ao bullying no estado. Trabalha no combate de todo tipo de violência e na promoção de debates sobre o tema. Em 2018 foi a mulher eleita à deputada federal mais bem votada proporcionalmente em todo Brasil, somando mais de 121 mil votos, sendo também a mais votada no Estado de Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 2021, foi eleita Terceira Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a segunda mulher a ocupar o cargo. Antes, somente a senadora Mara Gabrilli havia conquistado o espaço na Mesa.

 Em 2014 fui eleita vice-governadora de Mato Grosso do Sul, assumindo também a pasta da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). Na gestão, executei diversos programas, como o “Vale Universidade”, “Vale Renda” e “Rede Solidária”, que disponibiliza cursos profissionalizantes buscando levar autonomia financeira e capacitação às famílias em situação de risco, além de oportunizar acesso à cultura, esporte e dança às crianças e adolescentes da periferia de Campo Grande. Atualmente, o Rede Solidária conta com duas sedes na Capital”, deputada federal Rose Modesto (PSDB/MS).

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Rose Modesto  (Julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Rose Modesto no Portal da Câmara dos Deputados.